Está aqui
Ilhas Ecológicas
O projeto prevê a colocação de equipamentos envolvendo um investimento de cerca de 4 milhões de euros, dos quais cerca de 675 mil são cofinanciados pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa), no que se refere à recolha de resíduos recicláveis.
Depois de instalados, os novos equipamentos subterrâneos - 164 para cartão, 164 para plástico, 164 para vidro e 206 para os resíduos indiferenciados - permitirão retirar da via pública cerca de 500 contentores de lixo e 420 ecopontos, promovendo uma melhor circulação de peões nas vias atualmente ocupadas.
O sistema a ser adaptado traz várias vantagens. Em primeiro lugar, estas ilhas ecológicas são mais higiénicas, uma vez que impedem a libertação de odores. Para além disso, são mais funcionais, já que permitem uma recolha segura e cómoda de resíduos urbanos seletivos e indiferenciados.
As ilhas ecológicas possuem, ainda, um período de vida útil mais longo do que o dos contentores tradicionais, e exigem uma menor manutenção, permitindo otimizar os circuitos de recolha e a gestão da frota - o que ajudará a Empresa Municipal de Ambiente a reduzir o consumo e desgaste das viaturas.
Na escolha dos locais para instalação dos equipamentos foram considerados fatores como a existência de grandes zonas comerciais e a densidade populacional, o acesso fácil das viaturas de recolha, a inexistência de infraestruturas subterrâneas e a largura dos passeios e das vias.