Promover ações sustentáveis na área da prevenção de resíduos é o objetivo da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 21 a 29 de novembro. Várias entidades participam nesta iniciativa que visa incentivar mudança de comportamentos ao nível do consumo e da consequente produção de resíduos. Em Cascais, as atividades irão focar-se na Prevenção, Redução, Reutilização e Reciclagem.
A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (SEPR), apoiada pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia, irá traduzir-se em diversas iniciativas que envolvem animações, workshops e outras atividades sobre esta temática.
Estas atividades são dirigidas por diferentes proponentes do projeto, agrupados em cinco categorias, que deverão adaptar devidamente as propostas ao público-alvo e ao contexto de cada país/região, nomeadamente: Administrações/autoridades públicas; Associações/ONG/redes europeias; Empresas/indústria; Comunidade escolar: escolas, centros recreativos; Cidadão individual entre outros.
Nesse sentido a Cascais Ambiente, empresa municipal de Cascais para área do ambiente, vai realizar várias ações que pretendem sensibilizar a população:
- Sensibilização ambiental teórica subordinada à temática dos resíduos, em escolas do concelho de Cascais;
- Plantações com recurso a atividades de reutilização de materiais (atividade inserida na Semana da Floresta Autóctone), no Parque Natural Sintra-Cascais a 23 e 25 de novembro.
- Promoção da separação de resíduos nas salas de aula de escolas públicas do 1º ciclo, através da entrega de equipamentos para deposição diferenciada durante toda a semana.
- Concurso “Mais prevenção, menos resíduos”, promovido através da página de Facebook da Cascais Ambiente (www.facebook.com/cascaisambiente), a realizar-se de 21 a 29 de novembro.
A edição de 2014 contou com a realização de 888 ações a nível nacional e um total de 11 994 ações na Europa. A SEPR tem revelado assim uma iniciativa de grande importância no desenvolvimento da consciencialização sobre a estratégia de prevenção de resíduos e na promoção de boas práticas de prevenção.