Está aqui
Cascais Synergy – Territórios Inteligentes
Designação do projeto | Cascais Synergy – Territórios Inteligentes
Código do projeto | 13404
Objetivo principal | Melhorar tecnologicamente a Plataforma de Gestão Urbana do Município, possibilitando a expansão de verticais e a sua interoperabilidade com plataformas intermunicipais e nacionais.
Local de intervenção | Município de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 02-02-2025
Data de início | 10-02-2023
Data de conclusão | 31-03-2026
Investimento total | 754 316,00 €
Apoio financeiro da União Europeia | 410 000,00 €
Estado atual | Em execução
Resumo:
O tema da decisão baseada em dados e a promoção da transparência fazem parte dos princípios de atuação do município há longo tempo. O desenvolvimento tecnológico permitiu acelerar e qualificar a forma como se captam, organizam e analisam os dados.
No contexto das cidades inteligentes, Cascais promoveu um processo colaborativo interserviços para identificar os dados existentes e os necessários para aumentar a capacidade de gestão. Tornou-se evidente a necessidade de uma plataforma de gestão urbana que orquestrasse os dados obtidos pelos diversos verticais e permitisse ganhar capacidade de resposta e de antecipação.
Este projeto “Cascais Synergy – Territórios Inteligentes”, com o código 13404, candidatado ao aviso N.º 01/C19-i08/2024, vai possibilitar o reforço da plataforma existente, intervindo tanto na quantidade de áreas envolvidas, mas também na tecnologia utilizada, tirando partido dos recentes desenvolvimentos em matéria de IA e Digital Twins.
Este processo visa uma evolução no processo de transição digital municipal, exponenciando a capacidade de resposta aos desafios locais. Esta atualização permitirá reforçar o impacto dos serviços ao nível da eficiência das operações (melhores serviços, menores custos), e reforçar a monitorização em tempo real, com efeitos na rapidez e eficácia das respostas e meios afetos, diminuindo os constrangimentos junto do cidadão.
Simultaneamente, o desenvolvimento da Plataforma de Gestão Urbana de Cascais, proporcionará a expansão de pelo menos 10 verticais integrados (numa primeira fase, em 3 domínios de atuação, que integram áreas contempladas na Estratégia Nacional para Territórios Inteligentes: Mobilidade, Ambiente e Governação), e que serão complementados pelo desenvolvimento de novas funcionalidades de captação simultânea, integrações de múltiplas fontes, e capacidade de armazenamento e tratamento da informação.
Os verticais, alinhados com a estratégia estabelecida para os territórios inteligentes e cidades resilientes, denotam áreas prioritárias de atuação sobre ocorrências e gestão de eventos, prevenção de grande impacto sobre fenómenos climáticos e eventos culturais, e monitorização da qualidade ambiental.
O sistema de análise e partilha de dados será adaptado de modo colaborativo para corresponder aos normativos estabelecidos pela ISO 37120, mas também às várias dimensões de análise os níveis operacionais, analíticos e estratégicos, necessitam de ver refletidas para suportar a tomada decisão adequada.
O sistema atual funciona em modelo fechado, sendo necessário criar e assegurar condições tecnológicas para a partilha de informação com outras plataformas intermunicipais e nacionais, reforçando o papel da Governação Aberta e transparente na gestão do território em contexto metropolitano.