Está aqui
New York Portuguese Short Film Festival
Depois de Nova Iorque e Cascais, o festival de curtas metragens segue para Lisboa (Teatro do Bairro, 13 e 14 de junho ), Londres (Rolling Stock London, 19 e 20 de junho) e Sidney (Chauvel Cinema Palace Cinemas, 23 e 24 de julho). Ainda em julho, o festival acontecerá em Macau, percorrendo ainda as cidades de New Bedford (setembro) e Vancouver (outubro).
Lançado por Ana Ventura Miranda, diretora do Arte Institute, o New York Portuguese Short Film Festival está pela segunda vez em Cascais, apresentando em dois dias 10 filmes portugueses, entre os quais "O rio", de António Pinhão Botelho, "Emília", de Diogo Borges, "Exit Road", de Yuri Alves, e "Bestas", de Rui Neto e Joana Nicolau. A eles junta-se a animação "Gigante", de Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida.
O júri que escolheu os 10 filmes integrou o ator Ivo Canelas, a curadora de Cinema de São Paulo Letícia Santinon, Amanda Todd, do San Francisco Film Festival, e o ''bloguer'' de cinema Filipe Freitas.
Sobre o New York Arte Institute | Com sede em Nova Iorque, trabalha com artistas em áreas tão diferentes como literatura, música e artes plásticas. O NYAI conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais que, desta forma, contribui para levar mais longe a cultura portuguesa, neste caso com a projeção além-mar das características de Cascais, um dos 100 destinos mais sustentáveis a nível europeu. Em quatro anos de existência já ajudou a promover a obra de 450 artistas, com eventos realizados em nove países.
Programa |
28 de maio
Bestas (Rui Neto e Joana Nicolau)
Emma's Fine (Miguel M. Matias)
Gu (Pedro Marnoto Pereira)
Exit Road (Yuri Alves)
O Gigante (Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida)
Dia 29 de maio
OBBE (Joana Maria Sousa e Manuel Carneiro)
Emília (Diogo M. Borges)
Remissão Completa (Carlos Melim)
Rio (António Pinhão Botelho)
“AMPHI” (Iuri Monteiro e Inês Barroqueiro)