Está aqui
Pomar comunitário de Cascais inaugurado na Aldeia de Juso

Veja aqui as fotografias.
Carlos Carreiras relembrou a importância ambiental daquela intervenção paisagística, mas sobretudo a relevância social, designadamente através do envolvimento dos moradores na preservação do espaço, através do tratamento de hortas comunitárias e pomar comunitário, isto para além de usufruírem das prerrogativas de lazer (circuito de manutenção, zonas de piquenique, equipamentos de fitness, recreio infantil, jogos tradicionais, parede para escalada).
Este é o primeiro pomar comunitário de Cascais, criado no âmbito do projeto “Produção Comunitária” que pretende criar pomares, vinhas, ou olivais em terreno municipal junto às hortas comunitárias existentes no concelho. À semelhança das hortas comunitárias, também estes espaços serão atribuídos para gestão individual.
Cada produtor ficará responsável por um conjunto de plantas ou árvores, sendo a produção final destinada a autoconsumo e ações de solidariedade social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Cascais.
Em todo o processo, foi tido em conta a identidade do espaço, a mínima intervenção no ecossistema atual, respeitadas as travessias que os moradores faziam no local e os gastos baixos na manutenção do espaço.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Miguel Pinto Luz, do vereador Nuno Piteira Lopes e do presidente da Junta de Freguesia Cascais/Estoril, Pedro Morais Soares. A placa que assinala a inauguração deste Pinhal Comunitário foi descerrada por Carlos Carreiras e alguns moradores que assistiam à cerimónia e que foram na altura convidados pelo presidente da autarquia.
Mais informação e inscrições aqui.