Está aqui
Ministro da Cultura inaugura exposição do Museu Grão Vasco em Cascais
É uma seleção de obras de valor incalculável, protegida em reserva do Museu Nacional Grão Vasco, e que constitui, praticamente, um “segundo museu”. Esteve, até agora, invisível ao público, quer por razões de opção de discurso museológico, quer de exiguidade de espaço, apenas disponível a investigadores, sobretudo especialistas de história de arte.
A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I acolhem esta exposição no âmbito da celebração do centenário do Museu Nacional Grão Vasco.
A mostra integra a programação do Bairro dos Museus e visa concretizar um objetivo estratégico do museu viseense: tornar visível ao grande público esta notável seleção de obras provenientes das suas reservas.
Desde a sua fundação, em 1916, que o espaço foi acumulando obras de arte, provenientes, em grande parte, da região de Viseu. Esta parceria recentemente iniciada entre a Fundação D. Luís I e o Museu Nacional Grão Vasco teve como primeiro passo a apresentação, no Centro Cultural de Cascais, de 60 peças do acervo de Ícones Russos da coleção do Museu Nacional Grão Vasco.
A exposição “Museu Nacional Grão Vasco: reservas em bruto - pintura e escultura dos séculos XVI e XVII” fica patente ao público no Centro Cultural de Cascais até 19 de junho de 2016, de 3ª a domingo das 10h00 às 18h00.