No âmbito das comemorações dos 650 anos de elevação de Cascais a vila, o Instituto de Cultura e Estudos Sociais promove, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, um Curso Breve de História Local. A decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 de março no Auditório da Casa das Histórias Paula Rego, a iniciativa trará à memória momentos–chave da história da vila de reis e pescadores, numa viagem entre a época de D. Pedro I e os dias de hoje.
Sábados, de 8 a 29 de março | Auditório Casa das Histórias Paula Rego
Sob coordenação de António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia, o Curso Breve em História Local: 650 anos da Elevação de Cascais a Vila e a Construção de uma Memória” procura revisitar a História de Cascais no quadro da História de Portugal.
Sem recurso a qualquer máquina do tempo, os participantes vão partir da época de D. Pedro I, percorrendo os séculos até à atualidade guiados pela mão de seis especialistas em história e história da arte: António Carvalho, Carla Varela Fernandes, João Miguel Henriques, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Sérgio Campos Matos.
Desde logo é-lhes proposto tomar conhecimento da figura do monarca cuja ação foi determinante para o futuro de Cascais e cuja estátua se ergue na principal praça da vila, num tributo concretizado há 50 anos atrás. A viagem vai prosseguir para a Baixa Idade Média dando conta da criação da vila de Cascais e, daí até aos nossos dias, mostrando a evolução da imagem de Cascais.
Entre outros aspetos, nas quatro sessões deste Curso Breve de História Local serão focados temas mais concretos como a reforma dos Forais no Estado Moderno, a construção da historiografia e as diferentes noções de pátria.
As inscrições, no valor de 25 euros (desconto para estudantes e inscritos no IEFP) estão abertas e podem ser feitas
aqui
Programa | Sessões das 15h00 às 18h00 | Auditório Casa das Histórias Paula Rego
8 de março
• Introdução: Razões para uma celebração. Apresentação dos objectivos do Curso, conferencistas e temas. Evocação do Programa de Comemorações dos 600 anos de elevação de Cascais a Vila (1964).
– António Carvalho, Diretor do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Cascais (2002-2012). Diretor do Museu Nacional de Arqueologia.
• «A imagem material de D. Pedro I. Questões em torno de uma iconografia medieval»
– Carla Varela Fernandes, Historiadora de Arte, Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património – FCT.
• «O Cruzamento do Passado com o Presente. Cascais: Imagens de ontem e de hoje»
– João Miguel Henriques, Chefe de Divisão de Arquivos Municipais da Câmara Municipal de Cascais.
15 de março
«Cascais na segunda metade do século XIV e a Carta de Vila de 1364»
– Bernardo Vasconcelos e Sousa, Diretor do Arquivo Nacional Torre do Tombo (1998-2001). Coordenador do Mestrado em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
22 de março
«Municipalismo e reformas do Estado na História de Portugal»
– Nuno Gonçalo Monteiro, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
29 de março
«Pátria local, nação, transnacionalidade»
– Sérgio Campos Matos, Centro de História da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
As inscrições, no valor de 25 euros (estudantes e inscritos no IEFP 20 euros) estão abertas e podem ser efetuadas através de: