No âmbito da evocação do Centenário da I Guerra Mundial, a Câmara Municipal de Cascais apresenta, nos Paços do Concelho, a exposição intitulada “1914-1918 - Cascais durante a I Guerra Mundial” que pode ser visitada das 9h00 às 17h00. Entrada gratuita. Dia 5 de dezembro foi dada a conhecer a publicação digital homónima que alarga para cinco os títulos da coleção Memórias Digitais de Cascais.
Patente no edifício principal do município, onde também se enconta em exposição o Foral Manuelino concedido a Cascais há 650 anos, a exposição “1914-1918 - Cascais durante a I Guerra Mundial” integra objetos cedidos por vários colecionadores particulares e na qual se apresenta Cascais da época, bem como dados relativos aos combatentes naturais de Cascais que participaram neste conflito.
Organizada, toda esta documentação dá corpo a “1914-1918 - Cascais durante a I Guerra Mundial”, quinto volume da coleção Memórias Digitais da autarquia e que constitui uma verdadeira cronologia de acontecimentos que envolveram a participação de "bravos" naturais de Cascais no primeiro conflito à escala mundial.
Esta coleção já integra as obras “Cascais: 650 anos de História”; “Cascais: Território | História | Memória”; “500 Anos do Foral Manuelino de Cascais: 1514-2014” e “História(s) do(s) Mercado(s) de Cascais” (este último a editar em breve).
No dia 5, no âmbito da evocação do centenário da Primeira Guerra Mundial, Cascais promoveu ainda uma conferência que teve lugar na Sala de Sessões dos Paços do Concelho. Conduzida pela Prof. Doutora Maria Fernanda Rollo, que irá apresentar a conferência “Viver a Grande Guerra em Portugal”, a sessão foi também o momento escolhido para apresentar o projeto de descrição e digitalização integral da correspondência recebida pela Câmara Municipal de Cascais entre 1914 e 1918.
Esta documentação, extremamente relevante para o estudo da história local e nacional, será também disponibilizada através do Portal Português de Arquivos e da Europeana 1919-1918, fruto de uma parceria entre autarquia e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.