O Fórum internacional Atlantic Business Forum, liderado pelo antigo presidente espanhol José María Aznar, arranca com uma sessão inaugural presidida pelo Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras. O encontro reúne no Estoril mais de 60 líderes mundiais da política e uma ampla representação de empresas internacionais.
Mais de 60 líderes mundiais da política e a empresa vão reunir-se no Estoril nos dias 4 e 5 de junho, no âmbito do Atlantic Business Forum, uma iniciativa impulsionada pelo projeto Atlantic Basin Iniciative, da prestigiosa universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos da América.
Durante dois dias, os líderes do sector público e privado irão abordar diferentes temas relacionados com o futuro do comércio no Atlântico que representa mais da metade do PIB Global.
O fórum procurará fortalecer a cooperação entre as empresas dos países da área de influência do Atlântico com o intuito de eliminar barreiras administrativas e fiscais que incentivem o investimento e promovam a inovação e o uso das novas tecnologias.
Outros objetivos deste Fórum passam por enfrentar a pobreza e desigualdade de alguns países para eliminar os obstáculos que impedem o acesso às oportunidades, assim como promover a prosperidade através do livre comércio e os investimentos.
A sessão inaugural, dia 4 de junho, será presidida por Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que irá dar as boas-vindas a todos os participantes deste importante debate, entre os quais se encontram representantes de empresas globais como o gigante Google e uma ampla representação de empresas do sector energético como EDP, Repsol, Abengoa, Iberdrola e Acciona, e também do sector financeiro e dos seguros, como a Associação Portuguesa de Bancos, BBVA e Fidelidade.
O programa do primeiro dia está dividido em três sessões que se correspondem a assuntos de relevância para o espaço Atlântico. A primeira, “Acelerando a conetividade do Atlântico e a boa governança”, será presidida pelo ex-presidente da Costa Rica, Miguel Ángel Rodríguez-Echeverría. Segue-se uma sessão sobre a tentativa de “Uma agenda financeira para a bacia do Atlântico”, liderada por Juan José Daboub, ex-director do Banco Mundial. Por último, a sessão “Uma nova agenda do comércio e o investimento para o Atlântico”, moderada por José Manuel González Páramo, presidente europeu do Transatlantic Business Dialogue, irá encerrar a primeira jornada do Fórum.
Pedro Passos Coelho, Primeiro Ministro irá presidir ao encerramento do Atlantic Business Forum dia 5 de junho.
Sobre o Atlantic Business Forum | Iniciativa de negócios pan-atlântica criada por um grupo de personalidades destacadas do mundo da política e da economia, integra mais de 100 líderes políticos, intelectuais e homens de negócios dos quatro continentes, entre os quais mais de 20 ex-chefes de Governo visando avançar no desenvolvimento de uma agenda Atlântica para o crescimento económico e o desenvolvimento humano nos quatro continentes da bacia do Atlântico. Nasceu do projeto Atlantic Basin Iniciative da prestigiosa Escola de Estudos Internacionais Johns Hopkins, dirigida por Dan Hamilton, diretor do Centro de Relações Transatlânticas da mesma universidade e liderada pelo ex-presidente do Governo de Espanha, José María Aznar.