Está aqui
Arquivo Histórico Municipal - Fotografias de António Passaporte
Num ano marcado pelo início da reabilitação da Casa Henrique Sommer para a reinstalação do Arquivo Histórico Municipal – que lhe permitirá também assumir-se enquanto Centro de História Local – a partir de 25 de agosto, por ocasião da comemoração do seu 26.º aniversário, o Arquivo Histórico Municipal de Cascais reforça a aposta na difusão on-line da valiosa documentação à sua guarda!
Findos os trabalhos de reacondicionamento, descrição e digitalização dos negativos de gelatina em vidro das fotografias de António Passaporte que retratam o concelho em meados do século XX, passa a ser possível, a partir desse dia, consultar todas as imagens desta Coleção através do Arquivo Histórico Digital de Cascais. Veja aqui algumas.
Poderá, assim, conhecer melhor parte da extraordinária obra de António Passaporte, que iniciou a sua carreira de fotógrafo aos vinte e dois anos, nos Laboratórios Cinematográficos Madrid-Films. Ingressando, depois, na Charles Alberty, viajou ao serviço da empresa pela Argentina e por Espanha. As imagens de paisagens e monumentos que então captou seriam adquiridas para propaganda pelo Ministério da Cultura e do Turismo espanhol, lançando-o, pouco depois, na edição de bilhetes-postais ilustrados, que assinou como Loty. Aquando do início da Guerra Civil de Espanha ingressou nas Brigadas Internacionais como repórter fotográfico, até que, em 1939, temendo represálias do regime franquista, decidisse voltar a Portugal, para fixar residência em Lisboa, onde retomou atividade como fotógrafo e produtor de bilhetes-postais ilustrados, cuja qualidade se traduziu num afluxo de encomendas e reconhecimento público, de âmbito nacional.
Para obter mais informações sobre a Coleção António Passaporte ou sobre os outros 63 núcleos de documentação preservados e disponibilizados pelo Arquivo Histórico Municipal não deixe, também, de consultar a 2.ª edição do Guia Digital, disponível para consulta e download desde o passado dia 7 de junho.