Está aqui
Violência doméstica | Há sempre soluções
De acordo com as mais recentes estimativas, em todo o mundo, cerca de 1 em cada 3 mulheres ou raparigas com 15 ou mais, foi sujeita a violência física ou sexual por parte do seu parceiro ou de outra pessoa, pelo menos uma vez na sua vida. Sabia?
Mas há sempre uma solução! Por muito difícil que seja, por muitos medos que tenha – há uma resposta para si! Por mais que não a valorizem – há uma nova vida à sua espera! E ainda que não acredite – há paz! Por muito que duvide – há instituições que a podem ajudar!
Porque há saídas! E em Cascais existem dois Serviços de Apoio a Vítimas – APAV e Espaço V – confidenciais e gratuitos.
A violência doméstica é um crime! E as agressões a qualquer pessoa, seja mulher, homem, jovem ou criança, feita reiteradamente ou não, têm de ser denunciadas.
A resposta nunca pode ser o silêncio.
Cascais não é, infelizmente, alheio a este fenómeno.
O dia 25 de novembro, é Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres. A escolha deste dia assinala a morte, em 1960, das três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, brutalmente assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.
O Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica desafiou, em 2020, o encenador Manuel Jerónimo a criar peças artísticas que nos ajudassem a refletir, enquanto comunidade, sobre esta temática. E vale a pena revisitá-las. A série “A Montanha” retrata, nas várias fases da vida de uma mulher, os vários tipos de violência a que podem ser sujeitas – desde a infância à idade adulta, passando pela violência no namoro, o ultrapassar do medo, a perseguição, a coação…
Porque “a arte pode transformar, a arte pode educar, mas é este seu poder de tocar, esta sua capacidade de chegar, de penetrar, de invadir o coração mesmo que o fechemos, que a torna fundamental. (…) Onde a informação não chega, a arte invade. Onde as mentalidades não se mudam, a arte conquista. Onde o coração não se dobra, a arte obriga. “
No atual contexto, e depois dos confinamentos devido à pandemia, as vítimas de violência doméstica continuam numa situação de risco agravado. Enquanto sociedade – como colegas, amigos/as, vizinhos/as e profissionais, todos nós temos a responsabilidade de estar atentos a este crime e de não “naturalizar” as situações de violência com que nos deparamos.
Porque a Violência Doméstica é um crime público. Não seja cúmplice, não deixe de denunciar, saiba como ajudar em www.cascais.pt/vd.
APAV (CASCAIS) - 214 664 271 | 2ª a 6ª - 10h-13h e 14h-19h
ESPAÇO V - 210 994 321 | 2ª a 6ª - 10h-18h
NOTA: O Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica (FMCVD) conta com quarenta e dois parceiros e desenvolve, desde 2003, uma intervenção integrada com a missão de prevenir e combater a violência doméstica.
Veja todas as histórias aqui