Medalha de Mérito Cultural
Jorge Miranda
Prestes a perfazer 77 anos – que completa neste mês junho – Jorge Miranda tem-se destacada ao longo da vida como um homem interessado pela vivência da sua terra. Entenda-se como sua terra não a divisão administrativa que conhecemos como concelhos, mas aquela onde nascei e trabalha: Cascais. E é o trabalho feito em Cascais que hoje nos compete destacar e homenagear pelo enorme contributo quer cultural, histórico ou académico com que nos tem brindado ao longo de várias décadas. Docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde lecionou várias disciplinas ligadas à história e cultura, Jorge Miranda iniciou-se no jornalismo em cascais, no então jornal “A Nossa Terra”, tendo depois integrado a redação do Jornal da Costa do Sol, do qual chegou a ser diretor.
Presença assídua nos Cursos Internacionais de Verão de Cascais, Jorge Miranda é membro do Conselho de Fundadores da Fundação D. Luís I, presidente da assembleia geral da Associação Cultural de Cascais, que ajudou a fundar, tal como a Sociedade de Propaganda de Cascais de que é atualmente sócio.
Conhecedor profundo da história do concelho, Jorge Miranda tem publicada uma obra que nos ajuda a compreender melhor o território de Cascais, desde os primórdios até aos dias de hoje.