Está aqui
Cascais Estrutura Ecológica
A Cascais Estrutura Ecológica - Estudo Preliminar (Ver documento) pretende concretizar medidas pragmáticas que permitam um desenvolvimento sustentável para o município nos próximos 20 anos. Como visão, entende-se o resultado da concretização dos objectivos preconizados.
Será através de acções de recuperação e manutenção dos espaços naturais, da implementação de Núcleos de Interpretação e Parques de Natureza, da construção de mais parques urbanos e jardins, bem como da recuperação dos centros históricos, das praças e largos, que se promoverá uma dinâmica social e económica coesa, geradora de indicadores de benefícios económicos, e como tal, promotores de uma regeneração urbana.
A Visão
O território mantém a funcionalidade dos serviços ecológicos prestados pelos ecossistemas, como fornecimento de ar limpo, água potável, amenização da temperatura.
Os espaços de elevado interesse ecológico estão salvaguardados.
Os bosques alternam com os matos e prados, promovendo a biodiversidade, a protecção do solo e dos aquíferos, reduzindo o risco de cheia.
Existem espaços naturais acessíveis à população e preparados para a receber.
As principais ribeiras do concelho estão conservadas, cumprem a função de corredor ecológico para a fauna e flora e renovação de ar nos centro urbanos, e quando possível, alertas à população através de percursos pedonais e cicláveis.
O sistema de paisagem está salvaguardado pelo seu valor holístico, pelo património histórico e cultural e pelo que representa na memória colectiva dos indivíduos, mantendo a função de espaço multifuncional de recreio e produção.
Existe uma rede de percursos que estabelece a ligação entre o espaço natural e o espaço urbano, permitindo a fruição das diferentes tipologias num permanente contínuo natural, promovendo uma mobilidade e um estilo de vida saudável.
A biodiversidade urbana está presente nos parques e jardins, sendo um indicador de qualidade de vida.
Existem parques e jardins em quantidade e qualidade para a população, acessíveis e a uma distância média dos núcleos habitacionais que permite uma mobilidade sustentável.
(Clique na imagem para aumentar)
noticias relacionadas
Mar