Estreia mundial no Centro Cultural de Cascais, a exposição “Sam Shaw – 60 anos de fotografia” apresenta 200 imagens captadas pelo fotógrafo nova iorquino ao longo de seis décadas, onde se inclui a famosa fotografia de Marilyn Monroe de saia esvoaçante sobre o respiradouro do metro, em Nova Iorque.
Sam Shaw é o homem por detrás da lente da fotografia de Marilyn Monroe de saia esvoaçante sobre o respiradouro do metro, em Nova Iorque, e também da de Marlon Brando de t-shirt rasgada, fotografado no making of do famoso filme de Elia Kazan “Um Elétrico Chamado Desejo”.
Fotografias que fazem parte do imaginário coletivo da cultura americana e que o público poderá ver, a partir de 11 de setembro, no Centro Cultural de Cascais (CCC), onde a exposição inicia uma digressão mundial.
As 200 imagens de “Sam Shaw – 60 anos de fotografia” – algumas raras e nunca ante vistas - foram captadas ao longo de seis décadas pelo fotógrafo nova iorquino que passou pelo desporto, fotojornalismo, o retrato e o cinema. Desde a morte deste fotógrafo, em 1999, que a família tem preservado e promovido o seu legado.
A exposição de Sam Shaw é promovida pela Fundação D. Luís I, integrando a vasta programação do Bairro dos Museus. Para ver até 8 de novembro, no CCC.
Veja as fotografias da exposição
aqui.