Este projeto, promovido pela Fundação AJU - Jerónimo Usera, tem o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais no âmbito de um acordo celebrado entre as duas entidades. Promove a inclusão sociocultural de crianças e jovens provenientes de contextos sociais, familiares e económicos vulneráveis, acreditando que é através da educação que se possibilita a mudança e o desenvolvimento da comunidade e da sociedade em geral. Para o concretizar, é desenvolvido um conjunto de atividades de apoio ao estudo, ocupação saudável dos tempos livres e grupos de desenvolvimento pessoal.
O projeto visa ainda apoiar as famílias no seu papel parental, promovendo um maior envolvimento no percurso escolar das suas crianças e jovens e uma maior articulação com a Escola.
Pretende-se, com este apoio aos/às participantes e suas famílias, a promoção do sucesso educativo e a prevenção de comportamentos de risco, apoiando-os a definir activamente o seu projecto de vida
Beneficiários: crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 20 anos, a frequentarem do 1º ao 12º ano e que sejam provenientes de contextos sociais, familiares e económicos mais vulneráveis, residentes na freguesia de Alcabideche.
Parceiros Informais: Agrupamento de Escolas de Alvide; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais, Equipa de Crianças e Jovens da Segurança Social e Câmara Municipal de Cascais (DIIS). Parceiros/consultores Institucionais da AJU: ISPA- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e a SPPE - Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial.