Está aqui
Fórum Biodiversidade
Através de conferências, cursos e seminários, o Fórum traz anualmente a Cascais especialistas de diferentes áreas, abordando temas relacionados com a questão da biodiversidade.
Este pretende ser um contributo para o debate público e consciência ambiental, troca de conhecimento nos planos técnico e académico ou para a definição de políticas locais ou nacionais.
HISTÓRICO
2012
Cascais World Forum | "Bioengenharia e Gestão do Território - Novos Desafios" | 19 a 22 setembro | Centro Cultural de Cascais
A teoria dos quatro elementos primordiais - água, solo, ar e fogo - proposta por Empédocles (ca. 490-430 a.C.) foi comumente aceite durante mais de 2000 anos. Embora a ciência tenha evoluído muito desde então, hoje os investigadores, de tão especializados, correm o risco de perder de vista estes elementos essenciais. Nesta edição do Fórum Biodiversidade, propôs-se reconsiderar estes elementos básicos como manifestações associadas aos: 1. Desafios e tendências atuais em Bioengenharia, Ecologia e Sustentabilidade; 2. À Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), que se realizarou no Rio de Janeiro, Brasil, em junho, 20 anos depois da Cimeira do Rio (1992) e 10 anos após a Cimeira de Joanesburgo de 2002.
Objectivos
. Proporcionar um espaço privilegiado, com sessões científicas e oradores internacionalmente conhecidos, para profissionais, decisores, investigadores e estudantes de diversas formações, incluindo as ciências da terra, bioengenharia, arquitetura paisagista, recursos naturais e gestão do território;
. Discutir os últimos progressos na ciência, práticas de baixo custo e soluções eficazes em bioengenharia;
. Identificar os aspetos úteis nos ecossistemas e na biodiversidade para definir o estado ecológico de paisagens;
. Fornecer soluções práticas para os desequilíbrios entre Natureza e Humanidade, em comunhão com os resultados que terão o seu ponto mais alto na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em junho de 2012;
. Ampliar o conhecimento e a experiência da Diretiva-Quadro da Água (DQA) da União Europeia e outras políticas envolvidas na restauração do solo e na gestão da paisagem.
Livro de Resumos - Descarregue neste link
2011
Green Infrastructures for Biodiversity | 28 set. - 1 out. | Centro de Congressos do Estoril
Esta edição focou-se no papel das infra-estruturas ecológicas na promoção de uma estrutura ecológica e na coesão urbana, ambiental, económica e social. O conceito de Green Infrastructures foi abordado e discutido no âmbito dos Corredores Verdes como suporte da conectividade entre os espaços verdes urbanos e destes com o meio natural, no seu papel na promoção da diversidade biológica e no aumento da qualidade de vida urbana. Debateu-se ainda a Engenharia Natural como prática privilegiada na recuperação e na restauração ecológica de sistemas complexos alterados ou perturbados, tanto no meio urbano como no meio natural.
Objetivos
. Debater a importância dos corredores verdes como infra-estruturas fundamentais para a Biodiversidade, à escala da paisagem local e regional;
. Celebrar 2011 como o Ano Internacional das Florestas decretado pelas Nações Unidas;
. Discutir ideias inovadoras que representem exemplos de sucesso no âmbito da melhoria do ambiente e do meio natural, e que contribuam para a sustentabilidade territorial.
Livro de Resumos - Descarregue neste link
Apresentações dos oradores | 1.ª parte | 2.ª parte | 3.ª parte | 4.ª parte | 5.ª parte | 6.ª parte | 7.ª parte | 8.ª parte | 9.ª parte
2010
Green Economy | Incentivos Económicos, Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade | 13 setembro | Centro de Congressos do Estoril
Em debate esteve a criação de mercados em que os investidores em capital natural possam vender o produto do seu investimento, isto é, o nível acrescido de serviços dos ecossistemas que resulta desse investimento. Deste modo, criam-se os incentivos económicos que tornam o investimento em conservação e restauro um investimento rentável. O seminário visou, assim, explorar esta nova via, que se apresenta como particularmente promissora para a conservação da Natureza e da Biodiversidade, promovendo a captação de capitais privados para o investimento em conservação e restauro de capital natural.
Objetivos:
. Debater alguns casos de estudo de investimentos em conservação e restauro de capital natural, em Portugal, no quadro das compensações requeridas por avaliações de impacte ambiental, ou resultantes de iniciativas voluntárias de empresas, que visam compensar os efeitos negativos inevitáveis das suas actividades na Biodiversidade (iniciativa Business and Biodiversity).
. Analisar o ponto de situação no nosso país e, ao mesmo tempo, o pano de fundo para um segundo passo: o da criação de mercados onde os créditos resultantes de investimentos de conservação e restauro possam ser directamente vendidos.
. Abordar a questão dos conservation banks, que têm vindo a ser criados em diversos países, nomeadamente nos EUA. Conhecer as condições práticas de implementação no terreno, avaliar o caminho percorrido e sondar os caminhos a explorar no futuro.
Apresentações dos oradores - Descarregue aqui
2009
25 setembro | Centro de Congressos do Estoril | Esta edição do Fórum englobou diversas iniciativas
. 1ª Assembleia de Parceiros Countdown 2010 - Portugal: Envolvendo os parceiros internacionais daquela rede, foram abordados vários temas relacionados com políticas, estratégias e ações desenvolvidas pelos vários parceiros no sentido de suster a perda da biodiversidade no planeta.
. Business & Biodiversity - B@B: A iniciativa foi lançada em 2007, visando o envolvimento de várias empresas que se comprometem a considerar a Biodiversidade como um factor estratégico no seu modelo de negócio, através da criação de acordos voluntários de longa duração. Neste encontro todas as empresas que fazem parte da iniciativa apresentaram em mesas redondas as várias iniciativas por setor. Promoveu-se um momento em que se fez referência à aproximação entre os parceiros B@B e os parceiros Countdown 2010 – a Declaração de Cascais.
. Engenharia Natural na promoção da Biodiversidade Urbana: O objetivo da iniciativa foi a realização de um evento dedicado ao papel que a Engenharia Natural desempenha como instrumento de promoção da Biodiversidade e de melhoria da segurança de pessoas e bens através do combate à erosão e à degradação das linhas de água. Realizou-se um seminário sobre a temática, um curso técnico e uma visita ao troço da Ribeira das Vinhas em Cascais, com explicação e exemplificação dos problemas existentes e das diferentes soluções susceptíveis de serem aplicadas.
. Seminário de Tecnologias de Informação na Promoção das Áreas protegidas (TI-PAP'2009): Pretendeu-se integrar a apresentação de vários projetos e iniciativas que se têm realizado em Portugal e que, tirando partido nas Tecnologias de Informação, procuram direta ou indiretamente promover as Áreas Protegidas.
2008
Silvivultura próxima da Natureza | Centro de Congressos do Estoril | 24 junho
As florestas são sistemas ecológicos fundamentais para a preservação da Biodiversidade: ocupam 30% da superfície da Terra e albergam cerca de dois terços de todas as espécies terrestres. A proteção da floresta implica, entre outros desafios, encontrar modelos de gestão florestal que não se limitem à “exploração” de “recursos”, mas que compatibilizem o rendimento económico com outras funções da floresta – cada vez mais relevantes nos tempos de hoje – desde o lazer à preservação da Biodiversidade e à qualidade ambiental. Este foi o tema da primeira edição do Fórum Biodiversidade, dedicado ao conceito de “Silvicultura Próxima da Natureza”, uma proposta de gestão sustentável da floresta, através do uso de estratégias e técnicas mais próximas dos processos naturais.
Apresentações dos oradores: 1.ª parte | 2.ª parte | 3.ª parte | 4.ª parte | 5.ª parte
noticias relacionadas
Mar