Está aqui
Dia Internacional dos Museus
Cada vez mais os museus são instituições abertas e acolhedoras, fatores dinâmicos de desenvolvimento cultural e social, veículos de educação contínua, mas também espaços de diversão e/ou de reflexão, estando criadas todas as condições para uma dialéctica museus/públicos cada vez mais direta e menos formal.
As suas portas estão abertas a todos os que querem saber mais, fruir a beleza dos objetos e das ideias, sentir a História, fascinar-se com inovação, contemplando, interagindo ou participantes nas atividades que dão vida aos seus espaços.
Reconhecendo a importância do seu papel social e cultural, em 1977 o Conselho Internacional de Museus (ICOM) - organismo da UNESCO - criou o Dia Internacional dos Museus, que se celebra em todo o mundo a 18 de maio. Anualmente, um tema serve de mote para a criação de programação cada vez mais mais diversificadas e atrativas, que procuram explorar cada canto e temática sob diversas perspetivas.
A Câmara Municipal de Cascais associa-se anualmente a esta importante iniciativa com inúmeras atividades temáticas dirigidas a diversas faixas etárias, em todos os museus municipais, que se prolongam por uma semana, abrangendo também a Noite Europeia dos Museus, iniciativa que se institucionalizou em França, em 2005, e que também conta com o apoio do ICOM.