Está aqui
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais
Local
CascaisA CPCJ Cascais foi criada em 1992.
Está vocacionada para responder a pedidos de intervenção/sinalização de entidades, instituições ou pessoas singulares, sempre que esteja em causa a segurança, bem estar, educação, saúde e formação da criança ou do/a jovem.
Esta Comissão é constituída por representantes das entidades locais, públicas e privadas e intervém nas situações de crianças e jovens em perigo, quer numa perspectiva de prevenção (Comissão Alargada), quer, principalmente, de forma a resolver a situação problema, instaurando processo de promoção e protecção e aplicando medidas de protecção.
À Câmara Municipal de Cascais/Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais compete assegurar a representação técnica, o apoio administrativo e logístico. Presentemente assegura também a Presidência da CPCJC, desde de Outubro de 2008.
As sinalizações com vista à instauração de processo de promoção e proteção podem ser feitas por qualquer pessoa, devendo fornecer o máximo de elementos necessários à compreensão da situação de perigo.