Designação do projeto | Programa CASCAIS MAIS - Cascais Mais Perto
Código do projeto | LISBOA-01-0526-FEDER-000074
Objetivo principal | Modernização Administrativa
Região de intervenção | Concelho de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 25-06-2008
Data de início | 01-05-2007
Data de conclusão | 30-09-2008
Custo total elegível | 299.810,38 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 104.933,63 €
Estado atual | Encerrado
Resumo:
O Programa Cascais visou a implementação de um projeto ambicioso e inovador que pretendeu agilizar e modernizar o seu funcionamento, potenciando ganhos de eficiência a nível interno e, sobretudo, no relacionamento com os cidadãos e empresas. Prestar um serviço de excelência ao cidadão, através de uma orientação sistemática para a melhoria da performance e para o desenvolvimento das competências dos colaboradores de forma a contribuir positivamente para a competitividade do Concelho. A concretização desta visão requer a adoção de uma abordagem global perfeitamente alinhada com a estratégia de modernização definida pela Administração Central e com as ações do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA).
O Município de Cascais gere um total de seis freguesias com mais de 200.000 habitantes.
Para melhorar os serviços de suporte ao Cidadão (entenda-se por cidadão os indivíduos e as empresas residentes no concelho), a Câmara Municipal de Cascais (CMC) implementou uma solução inovadora de gestão de processos e de uniformização de informação (que provém de várias áreas) e é agregada num ficheiro de cidadão.
A CMC sentiu a necessidade de adotar uma solução eficiente capaz de gerir uma rede geograficamente dispersa para interagir com os residentes e com capacidade de prestação de um serviço centralizado. O resultado traduz-se numa plataforma de atendimento integrado com um interface de serviço único e uma visão global dos cidadãos.
O sistema de atendimento municipal integrado permite aos cidadãos o acesso aos serviços da CMC através de vários canais: presencialmente, por telefone, fax, carta e Internet utilizando a autenticação eletrónica. Este sistema é gerido através da plataforma de Citizen Relationship Management (CRM). O CRM permite, em termos sintéticos, a identificação dos cidadãos, a gestão das interações destes com a autarquia, a disponibilização de informação genérica sobre a autarquia e o concelho, bem como informação específica relativa aos processos e a produção de informação de gestão de suporte à tomada de decisão, através da disponibilização de reportes pré-definidos. A plataforma de atendimento veio assim disponibilizar serviços de todas as áreas orgânicas, permitindo assim agregar toda a informação no mesmo sistema de informação.
O CRM da CMC foi alvo da atribuição de dois prémios pela MSF (Microsoft Solutions Framework).
Em 2007 foi atribuído o certificado de Autarquia Digital pela implementação das mais avançadas tecnologias ao serviço do Cidadão. Em 2008 foi atribuído o prémio de Citizen Service Solution no âmbito do Local and Regional Government Solutions Award 2008.
A Loja Cascais (balcão único de atendimento municipal) em 27-09-2012 comemorou dois anos de serviço aos munícipes e durante esse período realizaram-se 136.200 atendimentos o que representou uma média 210 munícipes/dia.
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