Está aqui
Plano Local de Testagem Gratuita de Cascais | Perguntas frequentes
P: Que programa de testagem é este?
R: É um programa de testagem rápida, gratuita e itinerante. Cinco autocarros equipados para o efeito, circularão por todo o concelho 7 dias por semana ao serviço de todos os cidadãos interessados em testar-se. Os cinco autocarros circularão, principalmente, em zonas de maior confluência de pessoas. Exige-se a todos os cidadãos que vão ser testados que: (1) mantenham as distâncias físicas enquanto aguardam o teste; (2) que respeitam escrupulosamente todas as regras comunicadas pelas equipas de apoio.
P: Que tipo de teste me será administrado?
R: Será um teste rápido antigénio cujos resultados têm elevado grau de fiabilidade.
P: Que dados me serão solicitados na testagem?
R: Nome, Telefone, e-mail, Número de Utente, NIF e Nacionalidade. Estes dados são pedidos para dar encaminhamento junto da saúde pública aos resultados positivos.
P: Quem é responsável pela testagem?
R: Equipas da Saúde e Segurança no Trabalho da Câmara Municipal de Cascais com a formação devida para o efeito. Estes testes não exigem pessoal médico para a sua realização.
P: Onde posso conhecer o roteiro dos autocarros de testagem?
R: Todas as semanas, é publicado nas plataformas de comunicação da Câmara Municipal de Cascais um mapa indicativo dos locais de passagem dos autocarros.
P: Quais são os horários da testagem nos autocarros?
R: Os Autocarros estarão funcionais 7 dias por semana, em três turnos por dia: manhã, tarde e noite. Todos os horários são mutáveis em função da procura dos locais com mais pessoas e da necessidade de deslocação de recursos.
P: Há algum ponto de testagem fixo?
R: Sim. A Câmara Municipal de Cascais montou, na FIARTIL, um grande centro de testes. Este centro é exclusivo para residentes, estudantes ou trabalhadores em Cascais, mediante marcação prévia.
P: Onde posso marcar para fazer teste na FIARTIL?
R: Deve deslocar-se ao local com a documentação que comprove que residente, trabalhador ou estudante.
P: Qual é o horário da FIARTIL?
R: O centro de testes da FIARTIL trabalha das 9h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira. A última admissão para testes é às 16h30.
P: Preciso de apresentar comprovativos de que sou residente, trabalhador ou estudante em Cascais?
R: Na FIARTIL sim, tem de apresentar comprovativo. Qualquer meio idóneo que comprove a residência no concelho como a fatura de água, luz, gás, telefone (fixo ou móvel) ou televisão, documento comprovativo de domicílio fiscal no concelho de Cascais, documento comprovativo da composição do agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária, atestado emitido pela Junta de Freguesia, entre outros. No caso se se tratar de trabalhadores não residentes no concelho pode apresentar documento da segurança social, recibo de vencimento, declaração da entidade patronal, com descrição do vínculo laboral e confirmação de que o trabalhador exerce funções no concelho de Cascais; recibo verde, declaração da entidade que comprove que o trabalhador independente presta serviços no concelho de Cascais. No caso dos estudantes serve qualquer meio idóneo que comprove a frequência do estudante no ano letivo em causa, por exemplo, cartão de estudante, declaração emitida pelo estabelecimento de ensino que ateste a matrícula do aluno para o ano letivo respetivo. Em qualquer caso com antiguidade não superior a 3 meses à data da sua apresentação.
P: Sou menor de idade, posso fazer o teste?
R: Os jovens com menos de 18 anos podem ser testados na presença e autorização do pai/mãe.
P: Vou apanhar o autocarro, o comboio ou simplesmente jantar fora ou sair à noite. A Câmara pode testar-me?
R: Sim. A testagem massiva para mais rapidamente quebrar as cadeias de contágio é o objetivo deste programa.
P: Fico com algum comprovativo de testagem?
R: Sim. A todos os participantes neste programa será entregue um CRT - Cartão de Registo de Testagem. Este cartão, de uso individual, permitirá a todos mais liberdade, responsabilidade e comodidade.
P: Tenho um casamento ou baptizado. A Câmara ajuda-me a ter testes na celebração?
R: Sim, caso se verifiquem cumulativamente as seguintes condições: (1) o casamento ou o batizado serem realizados no concelho de Cascais; (2) a Câmara ser notificada pelo notário ou pároco responsável, com pelo menos 7 dias de antecedência. Os participantes de outras cerimónias ou eventos sociais terão de recorrer aos postos de testagem itinerante.
P: Para onde posso solicitar o serviço de teste de apoio à cerimónia social?
R: Essa solicitação deve ser feita OBRIGATÓRIAMENTE pelo Pároco ou pelo serviço de notariado da Conservatória através do e-mail atendimento.municipal@cm-cascais.pt com indicação da data e local de realização da cerimónia e do número de testes esperados.
P: Quando serão realizados os testes nas cerimónias sociais?
R: 60 minutos antes da realização da mesma, no dia e no local de celebração. (o tempo de testagem dependerá do número de convidados)
P: Quando sei o resultado do meu teste?
R: Minutos depois da admissão e da testagem, será comunicado o seu resultado de forma individual.
P: Se o teste der positivo, o que acontece?
R: Serão notificadas as autoridades de saúde, de acordo com o protocolo de testagem já estabelecido.
P: Preciso de ser de Cascais para me testar?
R: Não. Todos os cidadãos podem ser testados nos postos itinerantes do concelho de Cascais com prioridade para os grupos não vacinados.
P: Estes testes permitem-me viajar?
R: Não. Os testes rápidos antigénio não são aceites pelas autoridades aeroportuárias.
P: Preciso de repetir o teste semanalmente?
R: Não, a não ser que suspeite de contactos de risco.
P: Existe limite no número de testes ou intervalo de datas que é possível realizar o teste?
R: Não existe limite de testes por cada munícipe nem limite temporal. No entanto, e de acordo com as recomendações da DGS, os testes deverão ser feitos a cada 15 dias.