Está aqui
“A Voz dos Jovens” debate projetos sobre Saúde Mental
Decorreu, esta manhã no Centro de Formação de Professores de Caparide, mais uma sessão interescolar da 10ª edição do Projeto “A Voz dos Jovens”, que reuniu mais de 70 alunos representantes eleitos de turmas das Escolas Básica e Secundária da Cidadela, Secundária de São João do Estoril, Externato Nossa Senhora do Rosário, Escola Profissional Vale do Rio e ainda a Escola Helena Cidade Moura (Alcabideche).
Os trabalhos visam, justamente, ajudar a dar voz aos jovens, percorrendo todas as fases da apresentação e debate de ideias, à apresentação de um documento com propostas que queiram ver implementadas nos estabelecimentos de ensino e não só.
Já na sua 10.ª edição, a relevância do “A Voz dos Jovens” é ouvir os próprios jovens, destacou hoje Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação na Câmara Municipal de Cascais. A título de exemplo, o reforço do número de psicólogos nas escolas, indo ao encontro da proposta de jovens em edições anteriores deste mesmo projeto.
Na sessão de hoje, o quebra-gelo esteve a cargo do “Movimento Internacional Scholas Occurrentes”, parceiro do município, para despertar a interação e comunicação entre os alunos das diferentes escolas, aumentando assim a coesão do conjunto que foi dividido em grupos de trabalho com representantes das diversas escolas. Nas sessões que se seguiram o pensamento crítico e reflexão foram priorizados, ou não fossem estes aspetos fundamentais da Democracia Participativa, área em que se insere este projeto municipal.
Nos trabalhos de hoje foram definidos vários pontos e identificados como aspetos prioritários:
• A criação de uma plataforma digital para compartilhar experiências e introduzir desafios;
• Contratação de profissionais e “coachs” para ajudar a traçar um caminho, nas escolas;
• Criação de um centro de apoio/sala de convívio com vista a quebrar as barreiras linguísticas e sociais;
• Introdução de uma parceria camarária com os ginásios do concelho;
• Instalação de telheiros em espaços públicos para a prática de desporto;
• Regresso e parceria com o Espaço S;
• Alteração dos horários escolares, com o início das aulas mais tarde;
• Realização de uma feira de profissões (similar à Futurália, mas com profissões).
Com a ajuda do grupo de Comunicação e Divulgação, responsáveis pelas redes sociais do projeto, o Instagram “avozdosjovens_cascais” e o TikTok “vozdosjovens”, onde vai ser noticiado todo o progresso e evolução do projeto.
Nesta segunda fase, no âmbito da qual já se realizou uma sessão (dia 05/02) ainda vai acontecer mais uma sessão (dia 08/02) envolvendo alunos de outras escolas concelho.
Na terceira fase proceder-se-á à fusão de propostas, reunindo os contributos numa só proposta que será debatida e aprovada em sessão plenária da Voz dos Jovens.CMC/RB