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Voz do Jovens envolve 15 escolas de Cascais

Alunos do 1.º grupo da segunda fase da Voz dos Jovens reuniram-se no Centro de Caparide e apresentaram uma proposta inovadora de combate à iliteracia financeira.

Arrancou a segunda fase da IX edição da Voz dos Jovens 2023, no Centro de Caparide, e reuniu 67 alunos de cinco escolas publicas e privadas do concelho. Depois de uma sessão, em que os animadores do projeto Scholas realizaram várias dinâmicas e jogos do designado “quebra gelo”, para criar coesão de grupo, seguiu-se uma sessão introdutória anunciando os vários projetos em discussão e dividiram-se os alunos em seis grupos de trabalho.

Das cinco propostas apresentadas para esta edição 2023 da Voz dos Jovens, a primeira aponta para a reflexão em torno “do objeto da Voz dos Jovens”, esclareceu Lourenço Evangelista, aluno do 12.º ano do Colégio Amor de Deus.

Nesta primeira proposta de trabalho, precisou o aluno, pretende-se “explicar o que é a Voz dos Jovens e o que ela pode vir a ser”.

Num segundo ponto, os alunos tentaram formular um conjunto de propostas para aprofundar o “kit” de delegados e subdelegados de turma, isto é, um conjunto de ferramentas que facilitem o seu desempenho naquele cargo. Kristina Domentean, aluna do 11.º ano da EBS Helena Cidade Moura, esclarece: “O ‘kit’ contém informações como, o horário da escola, exames, avaliações, contactos, livro de sugestões, projetos dinamizados pela escola, calendário escolar entre outras ferramentas de apoio”.

A terceira proposta de trabalho consiste na “fundamentação das normas da Assembleia Municipal de Delegados e Subdelegados de turma”, disse Marie Tavares, do 11.ºano da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O tema discutido no quarto grupo está relacionado com a capacitação na área da comunicação e do sentido de liderança. Mariana Costa, aluna do 12.ºano da Escola de Alvide refere que se trata de “criar novas propostas, dando ênfase à importância da comunicação e da liderança para o nosso futuro”.

O quinto grupo teve o papel de inovar, como tal assumiu a proposta da criação de um jogo intitulado “Monopólio Financeiro”, cujo objetivo é o de combater a iliteracia financeira. Uma ideia inicialmente proposta pelos alunos da EBS Helena Cidade de Moura. “Nesta fase, já estamos a criar as regras do jogo e o seu enquadramento” afirmou Inês Dinis, aluna do 10.ºano da escola Salesianos de Manique.

Foi ainda criado um grupo de comunicação e divulgação que tem a seu cargo noticiar, através do Instagram “avozdosjovens_cascais” tudo o que vai acontecendo nesta IX edição.

Nesta segunda fase ainda vão acontecer mais duas sessões (15 e 22 de fevereiro) envolvendo 175 alunos de mais 10 escolas do concelho. Na terceira fase proceder-se-á à fusão de propostas, reunindo os contributos numa só proposta que será debatida e aprovada em sessão plenária da Voz dos Jovens.

Notas: Esta notícia foi já produzida pelo grupo de comunicação e divulgação “A Voz dos Jovens”.

Cascais Digital

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