CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A vida entre mundos “Habitar a Terra Como Obra de Arte”

Cascais inaugura mural comemorativo alusivo à visita do Papa Francisco ao concelho com a última pincelada de Sua Santidade

Tempos emocionantes que não deixaram ninguém indiferente. Em agosto do ano passado, Cascais recebeu a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, o primeiro na história a visitar o concelho. Para o receber, mais de 3500 cidadãos uniram esforços para pintar o maior mural alguma vez concebido para a receção a um Papa. Este mural, com 3,5 quilómetros, esteve instalado na entrada de Cascais para receber o papa, a par dos milhares de munícipes que não quiseram perder este momento inesquecivel. O mural foi depois terminado com uma última pincelada, realizada pela mão do próprio Papa Franscisco, no encontro com os jovens que decorreu na sede do Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, no centro da vila de Cascais, onde deixou uma mensagem de incentivo aos jovens de fazerem do caos da vida um cosmos.

Um mural para a eternidade

Para tornar este momento histórico, inesquecível, Cascais está a instalar nove murais nas paróquia do concelho onde consta a última pincelada do Papa Franscisco. O primeiro foi inaugurado no passado dia 19 de maio, junto ao Centro Cultural de Cascais, numa cerimónia que contou com a presença de Miguel Ribeiro Ferreira, do Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes: “Este mural é onde a comunidade de Cascais se juntou. Mais de 110 instituições se juntaram, cada uma com o seu marco, com a sua singularidade e fizeram o maior painel do mundo. E este representa o fim, onde o Papa veio a Cascais, deu a última pincelada e, assim, finalizou o maior painel do mundo. Para nós, tem um grande significado, porque tornou muito especial a sua vinda, toda a comunidade participou”.

Uma obra de Todos, Todos Todos

A obra foi construída com o apoio de todos os munícipes, jovens, escuteiros, estudantes, utentes dos lares de idosos, reclusos, pessoas com deficiência, colaboradores da autarquia, e todos os que quiseram participar, demonstrando o espírito de união e inclusivo dos cascalenses que foram orientados pelos jovens do Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes. Este movimento, criado pelo Papa Francisco, chegou a Cascais há cinco anos, com a inaguração da primeira e única sede da iniciativa, que está presente em 190 países, integrando mais de um milhão de crianças e jovens, em Portugal. 

Instalações do Mural

Cascais, Estoril, Alcabideche, São Domingos de Rana, Tires, Abóboda, São Pedro e São João, Parede e Carcavelos são as paróquias que vão receber este mural que visa tocar crentes e não crentes, utilizando a arte como um apelo à ação e fortalecendo a coesão social. 

“Nós tivemos um momento extraordinário, o ano passado, em agosto, com a Jornada Mundial da Juventude de, pela primeira vez, termos tido o privilégio, eu diria mesmo, a bênção, de receber um Santo Padre aqui, no nosso concelho, em Cascais, e decidimos que este momento tinha que se perpetuar também por todo o ano, por todos os anos,” Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Leia esta e outras noticias no Jornal C - 148

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0