Está aqui
“Verdes Solidários” apoia quase 1500 famílias
Neste sábado foram entregues, na Sede do “Estrelas do Guadiana” em Tires e no Complexo Multiserviços da Adroana, cabazes de legumes frescos e biológicos a nove instituições de apoio alimentar do concelho, que os vão fazer chegar a 1444 famílias carenciadas.
Esta iniciativa solidária conhecida por “Verdes Solidários” faz com que produtos hortícolas produzidos nas Hortas Comunitárias do concelho, que fazem parte do projeto Terras de Cascais, sejam doados desde 2016, na época do Natal. Neste âmbito, por ano, mais de uma tonelada destes produtos chega a quem mais precisa.
“Esta iniciativa já faz parte do calendário natalício. É solidariedade natalícia, solidariedade verde. O projeto “Terras de Cascais” é mais do que cultivar e colher, é também cerzir comunidades”, referiu Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.
A oferta de alimentos, através da ajuda alimentar, carece frequentemente de produtos frescos e de qualidade, baseando-se sobretudo em alimentos de fácil conservação, por vezes com elevados teores de conservantes, ácidos gordos saturados e açúcar, o que os torna pouco saudáveis, embora muitas vezes essenciais. Assim, torna-se urgente criar um aprovisionamento estável de alimentos saudáveis, como legumes e frutas frescos, que tenham impacto positivo na saúde das pessoas.
“Cascais é um concelho atento aos mais vulneráveis e sabe que, desta forma, está a ajudar muitas famílias, especialmente nesta fase em que o preço dos alimentos aumentou muito”, terminou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
A quem se destinaram as doações:
- Associação Gaivotas da Torre – 95 famílias;
- Conferências Vicentinas Mártir de São Vicente – 135 famílias;
- Conferências Vicentinas Nossa Senhora Auxiliadora – Mais de 200 famílias;
- Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos – 181 famílias;
- ABLA – 100 famílias;
- Conferências Vicentinas de São Domingos de Rana – 150 famílias;
- Fundação AJU – Mais de 200 famílias;
- CESPA – 83 famílias;
- Centro Paroquial do Estoril – 300 famílias.
CMC | SJ | LB | PR