Máquinas dispensadoras de máscaras vão ser colocadas em locais vigiados
Desde o início da pandemia da covid-19 que a Câmara Municipal de Cascais promove o Programa “Máscaras Acessíveis”, com o objetivo de disponibilizar máscaras a toda a população a um preço bastante mais baixo do que o praticado pelo mercado, mas também que fossem de fácil acesso a todos. Foram, assim, colocadas máquinas dispensadoras de máscaras em 90 instituições do concelho e cerca de 200 máquinas no espaço público, ao longo de todo o território.
Contudo, a multiplicação reiterada de casos de vandalização das máquinas na via pública, inutilizando as mesmas, levaram a que o município tivesse que mudar de estratégia.
“O que se começou a verificar de uma forma incompreensível e que só posso repudiar é que essas máquinas dispensadoras de máscaras acessíveis que se encontram no espaço público começaram a ser vandalizadas e isso é algo que estão a fazer contra a própria comunidade”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
“Tivemos que rever toda esta situação e essas máquinas vão passar para dentro de locais onde possam ser vigiadas e onde há um controle efetivo sobre a sua utilização”, esclareceu o autarca, acrescentando que “isso levará a que não estejam tão acessíveis mas estão mais seguras para que possam funcionar em pleno”.
As máquinas dispensadoras de máscaras acessíveis irão ser recolocadas no interior de espaços como cafés, bibliotecas, supermercados e outros que reúnam condições para serem vigiadas e protegidas.