CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vacinação | Erro no Agendamento convoca utentes a mais

SPMS convocam utentes acima da capacidade dos Centros de Vacinação

Recebeu alerta para tomar a vacina contra a Covid-19 esta manhã? Antes de se dirigir ao Centro de vacinação, confirme, por favor, se recebeu o SMS com a confirmação do agendamento (com a indicação do dia e hora da vacinação)Este SMS é emitido após responder SIM, ao primeiro SMS recebido. Se não recebeu o SMS de confirmação deve aguardar, não se dirija ao Centro de Vacinação. Informamos que ocorreu um constrangimento no agendamento da vacinação para o Centro de Alcabideche, por parte do SNS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), pelo que se antecipa um aumento do tempo de espera dos utentes, nesta 2ª feira, dia 3 de maio.

Comunicado do presidente da Câmara Municipal de Cascais:

  • Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) cometeram um erro e efetuaram o pedido de 2.100 agendamentos para o Centro de Vacinação de Alcabideche.
  • O ACES de Cascais, em articulação com a Proteção Civil, solicitou na passada semana para que o limite de agendamento para este centro fosse de 1.200 utentes por dia;
  • Dos 2.100 utentes contactados para agendar para amanhã, cerca 1.500 receberam o SMS de confirmação (com dia e hora da vacinação).
  • Cerca de 600 receberam o 1º SMS a propor o dia 3 de maio, mas não receberam o 2º SMS a confirmar o agendamento e com a respetiva hora de vacinação

Assim que o ACES de Cascais teve conhecimento desta situação (que não está sob o seu controlo), em articulação com a Proteção Civil, solicitou aos SPMS que remetesse um SMS de confirmação de agendamento para 3ª feira em S. Domingos de Rana, para os 600 utentes em causa. Porém, ainda não dispomos da confirmação de que os SMS tenham sido enviados em tempo útil (noite de domingo para segunda),

Da experiência atual, os utentes que recebem o 1º SMS, respondem a dizer sim e não recebem o 2º SMS de confirmação, comparecem à mesma nos Centros de Vacinação, com a agravante que como não têm hora marcada tendem a ir na generalidade logo de manhã.

Em conclusão, antecipamos um fluxo de 1.500 pessoas para vacinar, que nunca foi atingido em Alcabideche e ultrapassa o limiar atual definido para estas faixas etárias pelo ACES de Cascais e pela Proteção Civil de 1.200 pessoas.

Em acréscimo, antecipa-se a possibilidade da maioria dos 600 utentes dirigirem-se igualmente ao Centro de Alcabideche, provocando longas filas de espera e constrangimentos na operação (nomeadamente na área funcional “pós-vacinação” onde têm de aguardar 30 minutos).

Medidas já adotadas para mitigar este problema:

  • Reforço do número de enfermeiros por parte do ACES Cascais no Centro de Alcabideche;
  • Reforço do número de técnicos da Proteção Civil no Centro de Alcabideche;
  • Definido com o ACES de Cascais a possibilidade de transferir utentes de Alcabideche para S. Domingos de Rana para serem vacinados:
  • Em viatura própria
  • Em autocarro disponibilizado pelo Município de Cascais (a Cascais Próxima disponibiliza, às 09h00, dois autocarros e tem mais de reserva; os Transportes da CMC estão pré-ativados para empenhar mais autocarros nesta operação igualmente, se necessário)
  • A CM irá abordar os utentes no exterior, para identificar precocemente utentes que integram o grupo de 600 que não tem vacinação confirmada para 2ª feira;
  • Ativação das bancadas como sala de espera adicional.

Durante a manhã iremos fazer um ponto da situação, para se analisar a necessidade de adotarmos medidas adicionais.

 

Carlos Carreiras

Cascais, 02 de maio de 2021

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0