CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Um plenário de ideias

“Nós Propomos Cascais” reúne mais de 800 participantes de 15 escolas do concelho

“Sinto um enorme orgulho na nossa juventude”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na abertura do Plenário Nós Propomos que mobilizou mais de 800 alunos de 15 escolas de Cascais que encheram por completo o átrio do Centro de Congressos do Estoril.

Uma reflexão coletiva em torno de problemas e soluções para o concelho, com maior incidência em três áreas: o Ambiente, a Inclusão e a Mobilidade.

Neste plenário de alunos e professores do projeto Nós Propomos Cascais, um projeto de Cidadania e Educação Geográfica que tem a chancela do Instituto Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), mas que nesta fase resulta especificamente do envolvimento cívico das escolas do Concelho de Cascais, tem nesta versão 2019/2020, pela primeira vez, uma escola do Ensino Básico e a Universidade Sénior, repetindo a participação da escola do Estabelecimento Prisional do Linhó.

Os alunos, sensibilizados para uma intervenção cívica no seu concelho, fazem numa fase inicial trabalho de campo, levantamento de problemas e propõem soluções concretas em projetos que ali vão defender perante uma numerosa audiência. Os projetos ganham consistência quando confrontados e complementados com a opinião sustentada dos vereadores das diversas áreas.

Como refere o arquiteto João Palma, dirigente na autarquia e uma das caras desta versão concelhia do projeto nacional, “mais do que conhecer em detalhe as propostas de cada um” esta fase serve para “os participante perceberem a importância da apresentação dos seus projetos, se confrontarem com as ideias uns dos outros, e de se confrontarem com a necessidade de serem capazes de falar em público”.

O presidente da Câmara, Carlos Carreiras realça a capacidade destes munícipes em “participar, propor, exigir, reivindicar e, ao mesmo tempo que apontam problemas apresentam soluções”. Carlos Carreiras identifica neste programa “o espírito de cidadania que se vive em Cascais” e conclui: “Se formos todos capazes de evoluir neste ambiente de cidadania, uma cidadania responsável, ativa, militante faremos de Cascais um concelho ainda mais excecional do que ele é hoje.” H.C.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0