CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Teatro entre Nós: Festival de Teatro Amador está de volta

O teatro amador em destaque até fevereiro.

Os nove espetáculos desta 5ª edição do “Teatro Em Nós” decorrem aos fins de semana no Teatro Mirita Casimiro, no Estoril, e contam com a participação de sete grupos de teatro. Para ver até 2 de fevereiro (Programação completa aqui).    

O festival de teatro amador tem como principal objetivo de despertar o interesse pelo teatro, além de promover e incentivar a produção cultural no município, valorizando o teatro como forma de expressão artística e cultural

Este sábado, a Companhia de Teatro “Em Cena” do Grupo Recreativo e Desportivo 1º de Maio de Tires abriu o pano com "Antes de Começar", o primeiro espetáculo desta edição.

Sobre este festival, Alice Costa, a encenadora do Grupo de Teatro "EM Cena" do GRD 1º de Maio, tece elogios à iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que desde 2015 pretende dar visibilidade ao trabalho dos grupos de teatro amador no concelho:

“Somos um concelho com muitos grupos de teatro mas que não conhecemos. Se calhar só conhecemos um ou dois. A partir deste festival conseguimos ver o trabalho de outros grupos e até colaborar e trocar experiências., referiu a encenadora e atriz que faz teatro amador desde os 12 anos.

Através do “Teatro Em Nós” Alice Costa acredita que o trabalho dos grupos de teatro poderá atrair um público mais alargado que não seja a comunidade onde estão inseridos: “ Em muitos casos o teatro amador em Cascais é uma coisa muito familiar. O público é constituído pela família, pelos amigos, um círculo um pouco fechado”.

 Na peça que encenou anteriormente, Alice Costa afirmou mesmo que tiveram que pôr 450 pessoas dentro da sede da coletividade. “Foi uma loucura. Não estávamos preparados para tanta gente”.

O que vem demonstrar que afinal há público, tanto para o teatro profissional, como para o teatro amador. Aqui as coletividades e o associativismo desempenham um papel muito relevante na criação do gosto pela música, dança e pelas artes performativas em geral. Sobretudo nas crianças e jovens que no caso do Grupo de Teatro da GRD do 1º de Maio de Tires são em maioria.

Disso são exemplo os dois jovens atores que dão vida a dois bonecos na peça “Antes de começar”. Bonecos que ao longo do espetáculo se vão descobrindo mutuamente e partilham as suas histórias com o público. Uma viagem que parte do conflito para chegar ao Amor.

Para Marco Assunção, o ator de 17 anos que dá vida a um dos bonecos de “Antes de Começar”, a aventura da representação começou “por graça” há 11 anos, no grupo de teatro da Sociedade Musical União Paredense (SMUP). Agora no grupo de teatro “Em Cena”, Marco pensa mesmo em levar a sério uma carreira na área. “Criei o sonho de ser ator”, confessou o jovem.  

Ana Andrade que com 13 anos já “lida com sentimentos de adulto” ao dar vida ao outro boneco da peça, também nunca tinha pensado em representar, até que uma amiga lhe falou no grupo de teatro “Em Cena”. Agora não descarta a possibilidade de seguir mais além nas lides da representação. “Já apanhei o bichinho do teatro e gostaria de aprender mais e evoluir”, referiu a jovem.

Para além da iniciativa “Teatro Entre Nós”, a Câmara Municipal de Cascais, através da Divisão de Cidadania e Participação, apoia onze Grupos Cénicos Amadores que pertencem ao Movimento Associativo do concelho.

    

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0