CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sessão de abertura do “Mês do Brincar”

“Os jovens de hoje já não brincam como costumavam brincar, na rua, nas escolas. Perderam esse “dom”, salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na sessão de abertura do “Mês do Brincar”, que decorre de 5 de maio a 3 de junho. Um evento que agrega várias sinergias municipais nomeadamente Educação, Bairro dos Museus, Desporto e Cascais Ambiente (Cascalitos).

O dia começou com as boas vindas no Parque Marechal Carmona em Cascais. De seguida no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa de Histórias Paula Rego, após a sessão de abertura, presidida por Carlos Carreiras, presidente da Cãmara de Cascais, teve lugar uma conferência com os seguintes temas: “Para além dos recreios: o que e os espaços de brincar oferecem às crianças”; “Pais curiosos: falamos a brincar?”.

Vários especialistas da área debateram estes temas e responderam a questões colocadas pelo público presente. O mote principal foi: “vamos incentivar e criar oportunidades para que as nossas crianças e jovens voltem a saber e a ter vontade de brincar”.

Esta iniciativa conta com parceiros do território educativo, designadamente Agrupamentos de Escolas, Juntas de Freguesia e 16 parceiros (juntas e IPSS) dos programas educativos de responsabilidade municipal (Atividades de Enriquecimento Curricular, Atividades de Animação e Apoio à família no 1º ciclo; Componente de Apoio à Família do 1º ciclo ao 3º ciclo); - Rede de Espaços Lúdicos - formada por 5 ludotecas comunitárias e 16 ludo bibliotecas escolares em 9 agrupamentos; -Plataforma Educar Melhor em Cascais – Rede local de Educadores das escolas públicas, privadas e solidárias de Cascais, num total de 38 instituições, numa homenagem à ludicidade, considerando os seus benefícios para a infância, o desenvolvimento humano e a cidadania.

É destinado a toda a comunidade, crianças, jovens, pais e profissionais de educação, cultura, saúde, ação social, entre outros. Estrategicamente esta ação surge em época de preparação do ano letivo 2018/2019, com as seguintes apostas locais: - Protocolo de Colaboração com Faculdade de Motricidade Humana, celebrado em 2017, com a coordenação do prof. Carlos Neto e o objetivo de humanização de espaços escolares, com a criação de espaços de jogo e recreio alternativos, naturalistas, desafiadores, recorrendo a metodologias participativas e dinâmicas de auscultação das crianças, famílias, docentes e não docentes. - AECs (atividades de Enriquecimento Curricular) – Alteração do paradigma em que o enriquecimento não é perspetivado como uma continuidade do currículo, mas com oferta de Tempos para Brincar livremente e Ateliers Temáticos, articulados com o Projeto Educativo do Agrupamento, numa lógica de promoção de competências individuais e sociais.

Ao longo do mês de maio, decorrem vários eventos em diferentes locais do concelho, com o lema “Brincar a Sério”, no qual se destacam: conferências, playstreets, corrida de carrinhos de rolamentos e ateliês temáticos. AQ

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0