CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Às segundas há Teatro!

"A Cozinha" de Arnold Wesker, uma metáfora critica de uma sociedade em tempos difíceis
O confinamento em casa continua e Cascais tem sabido respeitar as imposições que estes tempos de pandemia impõem. Mas os muitos dias restritos ao espaço da nossa casa pesariam muito mais de as novas tecnologias não trouxessem até nós uma série de eventos cuturais e não só. É o caso do Teatro Experimental de Cascais (TEC) que todas as segundas-feiras, às 21h30, transmite em streaming, no canal Youtube do TEC, uma peça do seu longo repertório. 
 
Esta segunda-feira é a vez de "A Cozinha" de Arnold Wesker. Uma peça cujo tema pode bem remeter para os conturbados tempos que vivemos.
 
Na cozinha, Wesker concentrou muitos dos problemas políticos de uma sociedade a contas com o saldo de uma guerra desastrosa. Para o fazer, reuniu neste espaço personagens provenientes das diferentes nações protagonistas do debate que pretende suscitar: os ingleses vitoriosos, acolhem neste restaurante os derrotados alemães e italianos, os irlandeses e cipriotas provenientes de ex-colónias e países vassalos da coroa britânica e, finalmente, os judeus, povo eternamente errante, que a Inglaterra se dispôs a ajudar no estabelecimento de uma nova pátria.
 
No trabalho que ora se apresenta, a música surge como um dos elementos caracterizadores, não só de nacionalidade, como também da problemática aflorada: da irreverente revolta do rock’n’roll à ameaça da silenciosa invasão russa em Kalinka, da dança comunitária dos povos mediterrânicos de Grécia e Chipre ao canto nostálgico do irlandês, do lamento doloroso do alemão que, não obstante, em desafiado e atitude de revolta, entoa ainda aquele que foi o hino da causa ariana, à glorificação da promessa que os EUA pareciam representar, a música desenrola-se para criar ainda mais um nível de expressão.
 
E a acção abre com os acordes musicais dessa poderosa metáfora crítica da sociedade mecanizada, industrializada e desumanizada que é Tempos Modernos, de Chaplin.
 
Para ver AQUI

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0