CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sausalito (EUA) vem ver o que Cascais faz de melhor

Comitiva de Sausalito (Califórnia) de visita a Cascais para intercâmbio económico, desportivo e cultural

Encontra-se em Cascais uma comitiva da cidade de Sausalito, Califórnia, Estados Unidos que foi esta quarta-feira recebida pelo Executivo Municipal nos Paços do Concelho. Sausalito é cidade irmã de Cascais que possui acordos de geminação com mais uma cidade dos Estados Unidos, Miami Beach. Cascais é atualmente geminado com 18 cidades e encontra-se representado em 4 continentes (Europa, América, África e Ásia) – ver lista abaixo.

"Esta visita a Cascais faz parte do nosso programa de cidades irmãs Sausalito/Cascais, designadamente do Programa de Vela com intercâmbio anual entre jovens americanos e de Cascais. "Estou feliz por afirmar que se está muito bem em Cascais e temos passados bons momentos a navegar. E também nas relações económicas em que esperamos poder trocar alguma ideias já que Cascais tem muitas semelhanças com Sausalito. Tantas coisas que Cascais faz tão bem e que gostariamos de adotar (na nossa cidade) penso que é muito proveitoso estarmos aqui", afirmou Jill Hoffman, antiga presidente de Câmara de Sausalito e co-chair do Programa Cidades IrMãs Sausalito/Cascais.

Cascais tem um papel ativo ao eleger políticas que facilitam a integração de povos de diferentes origens. Tais políticas promovem diversas práticas de interculturalidade no dia-a-dia, estimulando a interação nas diferentes comunidades que coexistem no concelho. Mas, Cascais vai mais além, promovendo a diversidade cultural dentro e fora do seu território. Criar e desenvolver cidades interculturais é um desafio a que as autarquias têm de saber responder, é uma questão de sobrevivência no nosso tempo “glocal”. Nesse sentido, Cascais tem estabelecido vários acordos de geminação entre cidades de todo o mundo. Recorde-se os mais recentes acordos de geminação com Irpin e Bucha, na Ucrânia, com o objetivo de ajudar na reconstrução destas cidades destruídas pela guerra.

Pretende-se, assim, potenciar a capacidade de município para criar pontes entre as diversas realidades económicas, culturais e sociais, perspetivando-se como dinamizador de um novo modelo de relacionamento internacional neste século.

A cidade de Sausalito possui pouco mais de 7 mil habitantes e tem em comum com Cascais o facto de já ter sido uma vila de pescadores. A cidade desenvolveu-se rapidamente como um centro de construção naval durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, deixou de lado o caráter industrial e passou a ter uma reputação como um rico e artístico enclave, com residenciais pitorescas e com um grande número de casas flutuantes. Assim, a cidade passou a ter no turismo grande parte de sua receita e, atualmente, possui várias lojinhas e restaurantes que deram um ar charmoso e aconchegante à cidade.

"Esta relação com Sausalito faz já dez anos em 2023, tem sido um programa muito proveitoso para ambas as cidades. É um exemplo de Cascais no seu melhor e de Cascais no mundo", afirmou Francisco Kreye na receção da comitiva esta tarde.   

Esta visita no âmbito do Programa Cidades Irmãs Sausalito/Cascais tem levado o nome do nosso concelho até perto de S. Francisco, na Califórnia. Existe, nomeadamente, uma Praça Cascais no centro da cidade e todos os anos é dedicada uma noite ao fado alusivo à cultura portuguesa, para além do intercâmbio desportivo com o Clube Naval entre jovens naturais das duas cidades.  

No quadro das geminações entre cidades, a ligação de amizade e cooperação entre Cascais e outras cidades, estabelecida através dos acordos de geminação ou de protocolos de cooperação, contribui para uma harmonização social e cultural, promove o desenvolvimento local com base na partilha de conhecimentos e de experiências, com respeito pelas diversidades, aprofundando o conhecimento e o interesse mútuo consolidado nos laços históricos e culturais que as unem.

Sendo Cascais um dos principais destinos turísticos do nosso país, este importante setor socioeconómico assume também um papel relevante nos contactos internacionais do município. A cooperação com outras cidades de vocação turística fomenta a criação de parcerias e a partilha de experiências, contribuindo simultaneamente para a promoção de Cascais como um destino turístico de referência.

A comitiva de Sausalito conheceu ainda a icónica marca de gelados Santini e provou um gelado concebido para a ocasião. O gelado “Sausalito Herb Weiner”, nome de um antigo presidente de Sausalito que considerava o Santini o melhor gelado do Mundo.

Cidades Geminadas com Cascais

Brasil: Campinas; Guarajá; Vitória;
Cabo Verde: Sal
China: Wuxi
França: Biarritz
Japão: Atami
Moçambique: Xai-Xai
Moldávia: Ungheni
Palestina: Gaza
Portugal: Pampilhosa da Serra
Roménia: Sinaia
S. Tomé e Príncipe: Santana
Estados Unidos da América: Sausalito; Miami Beach
Turquia: Karsiyaka
Ucrânia: + Irpin + Bucha

Saiba mais aqui

CMC | PL | SJ | BN | PL | CM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0