Está aqui
Rompuy garante que próximas Cimeiras Europeias vão centrar-se no combate ao desemprego
O Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, garantiu hoje que as próximas Cimeiras Europeias vão centrar-se na questão do desemprego, frisando que é essencial fomentar o crescimento e o emprego para a retoma da economia. “Atualmente, a nível nacional e europeu, temos que nos concentrar nas medidas que tenham um impacto imediato e direto ao nível do emprego”, disse Rompuy.
O Presidente do Conselho Europeu anunciou durante as Conferências do Estoril 2013 que o próximo Conselho Europeu de Junho vai apresentar “propostas adicionais que visem os jovens”. Para Rompuy, o “investimento não irá surgir se o clima empresarial não for propício” e o “novo conjunto de medidas ambiciosas anunciado pelo Primeiro-Ministro, Passos Coelho, vai precisamente nessa direção”. Por exemplo, conceder acesso a empréstimos acessíveis às PME e reduzir a burocratização.
Rompuy apontou quatro elementos “básicos” necessários à retoma e que devem ser aplicados ao mesmo tempo: uma economia mais resiliente e finanças públicas sólidas, maior competitividade, medidas para o crescimento e emprego e, por último, completar a arquitetura da União Económica e Monetária.
A 3ª edição das Conferências do Estoril é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio institucional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Banco Mundial, bem como do Instituto do Turismo (IPDT).