CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Roberta Metsola nas CE22: “Temos de agir já”

CE2022 terminam com mensagem de esperança e pedido de ação imediata

Acompanhada em direto por mais de 2500 pessoas, entre lugares presenciais e online, a sessão final das Conferências do Estoril 2022, reforçou a mensagem de esperança no futuro, com todos os olhares focados na Geração do Propósito. Cuca Roseta interpretou “Imagine” de John Lennon, numa versão como só uma voz do fado seria capaz: “imaginem todos fazermos deste um mundo melhor”.

Uma mensagem que Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, responsável pelas notas finais desta sétima edição da Conferências do Estoril 2022, que hoje terminam na Nova SBE, em Carcavelos, reforçou ao longo de toda a sua intervenção concluindo, de forma bastante enfática que “a Europa é uma escolha feita pelos países porque perceberam que juntos têm mais e melhores hipóteses”. “Confiante nas possibilidades do nosso tempo”, Metsola rematou: “olhando para as gerações futuras sei que será brilhante.”

Ao longo da sua intervenção, Metsola respondeu a questões colocadas pelos mestrandos Adriana Pomante e Carlo Alberto Frassinetti, exaltando a incredulidade dos tempos que vivemos “tão ligados” através dos telemóveis e dos computadores, mas “tão sós, tão desligados uns dos outros, sujeitos à desinformação espalhada à velocidade da luz”. Nascida em 1979, Roberta Metsola tal como muitos nunca imaginou viver, na sua geração, uma guerra como a que dura há quase 200 dias na Ucrânia.

E, embora se sinta “orgulhosa da resposta da Europa no caso da Guerra da Ucrânia”, pois “mostrámos que nos preocupamos”, insiste na tomada de decisões e na reforma da União Europeia: “Temos de demonstrar todos os dias porque é que os princípios europeus são necessários. O mundo precisa da Europa no seu melhor [a mesma Europa que deu futuro a milhões]”, pelo que “temos de encontrar a coragem política para recuperar”.

Admitindo que “não será fácil” reagir contra o nacionalismo e populismo, a presidente do Parlamento Europeu apoia-se nos jovens, na Geração do propósito: “temos milhões de jovens dispostos a enfrentá-los e o único caminho é se estivermos juntos. Não podemos esperar. Temos de agir já”.

Uma urgência catalisada pela multiplicidade de situações a que é preciso acudir. “É preciso encarar estas crises todas - a guerra, a inflação, a escassez de recursos, a crise ambiental, a discriminação, o crescimento do fosso entre desencanto e envolvimento - tendo em conta que alguns países precisam de um empurrão extra para alcançar os objetivos. Tomámos a decisão corajosa de abrir a porta à Ucrânia, Moldova e Geórgia. Temos de nos certificar que a porta da Europa está aberta aos países que encaram a Europa como a sua casa.”

Reconhecendo que “na última década tomámos a paz e a liberdade como garantidos” e que “agora temos que acertar o passo, Metsola é perentória: “Tenho orgulho em ser europeia como nunca. Temos as ferramentas para preservar os valores que nos unem – apesar das tentativas de muitos para os eliminar e apesar dos falhanços que vão ocorrendo.” E deixa o recado às novas gerações: “Garantam que discutem mais, não tomem por certo tudo o que vos dizem.”

Sob o tema “O Re-Equilíbrio do Nosso Mundo: Um Apelo à Geração do Propósito" (Rebalancing Our World: A Call To The Purpose Generation), as Conferências do Estoril vão até 2 de setembro. Dois dias em que as principais escolas de gestão do mundo estarão lado-a-lado com os principais líderes e agentes de mudança. A missão comum é de formar e inspirar os jovens e futuros líderes, num diálogo aberto e intergeracional, sobre os desafios da atualidade. No horizonte a construção de um futuro comum onde a paz, a justiça, a sustentabilidade e a inclusão, prosperem.

Sobre as Conferências do Estoril: www.estorilconferences.org

CMC | FH

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0