CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Requalificação Urbana de Bicesse em discussão

A proposta final para Bicesse viabiliza a fusão de cinco projetos do OP 2019

Nem as altas temperaturas e o sol a convidar a destinos domingueiros de mar e descanso, afastaram as largas dezenas de munícipes e moradores de Bicesse da sala de festas da Igreja de Bicesse. Em cima da mesa está o destino a dar a um terreno baldio com cerca de 2500 m2, no centro de Bicesse, assim como outras alterações ao espaço público daquela localidade.

Tudo começou com o Orçamento Participativo de 2019, onde num gesto inédito de cidadania, os proponentes de cinco projetos apresentados para Bicesse, resolveram fundi-los numa só proposta para terem mais hipóteses. A proposta venceu o desafio, mas não se ficou por aqui.

Em setembro de 2022, aconteceu a primeira sessão de esclarecimento sobre a requalificação urbana de Bicesse. O objetivo era envolver toda a comunidade para que as alterações ao espaço que é de todos, tivesse o maior consenso possível. Este domingo, já com a proposta final desenhada pela Cascais Ambiente, a comunidade voltou a ser chamada para dar os contributos finais, antes de a proposta ser fechada para se dar início à obra.  

O projeto envolve a transformação de um terreno baldio de 2500 m2 num espaço verde, com zona de estar, circuito pedonal, um pomar, canteiros para plantação e uma minifloresta junto à ribeira. O terreno tem algumas condicionantes devido a encontrar-se classificado como Reserva Agrícola Nacional. Pelo que a proposta da Cascais Ambiente, tendo isso em conta, inclui a construção de estruturas de madeira com pérgola de ensombramento que não implicam destruição do solo. As árvores de fruto e outras plantações informais também são compatíveis com a função agrícola do terreno, sendo que a intervenção deve ser o mais idónea possível, num compromisso entre a utilização como espaço público e o facto de ser um terreno apto para agricultura.

Em discussão estiveram também outras alterações ao espaço público, como a possibilidade de dotar o Jardim Isolina Alves dos Santos de equipamento para fitness que possa ser usado por todas as faixas etárias, assim como a localização possível de ilhas ecológicas no centro da localidade. As sugestões dos participantes vão agora ser consideradas na proposta final, esperando-se que em breve possa ser dado início à obra.

Mais uma vez ficou demonstrado que os cascalenses estão atentos a projetos que diretamente lhe dizem respeito. Numa demonstração de cidadania ativa, participam e estão presentes quando são chamados por quem decide o destino de um espaço para ser usufruido todos por direito.

CMC | PL | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0