Está aqui
Referencial GovInt para a Intervenção dos Cuidadores Informais
Na tarde de quarta-feira, 13.11, o auditório da DNA Cascais foi o palco escolhido para a apresentação do Referencial GovInt para a Interação dos Cuidadores Informais.
Este livro, que tem como coautoras Paula Guimarães e Joana Silva, foi desenvolvido pelo Fórum para a Governação Integrada (GovInt) e visa promover uma reflexão crítica sobre o estatuto do cuidador informal, examinando os fundamentos da sua criação e avaliando o impacto real na vida dos cuidadores informais e das pessoas por eles cuidadas. Dividido em duas parte, o livro expõe primeiro os desafios e perspetivas do estatuto e depois passa para as soluções.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, esteve presente na sessão, juntamente com Carla Semedo, vereadora da autarquia, e salientou a importância do fator de proximidade da autarquia local em todo o processo.
O Referencial está alinhado com a política pública, o Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social (que está implementado no município), e "prevê esta rede comunitária como forma de apoiar as famílias que estão em situação de maior vulnerabilidade ou que sintam de alguma forma mais fragilizadas, com serviços e recursos para ajudar a cuidar melhor das pessoas que amam", referiu Carla Semedo.
A GovInt é uma rede colaborativa informal que reúne instituições públicas e privadas com o objetivo de cooperar na reflexão e na ação para a resolução de problemas sociais complexos, promovendo modelos de governação integrada que aumentem a eficácia e eficiência das respostas sociais.
CMC | CL | BN | LB