Está aqui
Quem era Sophia?
"A Menina do Mar dançava, batia palmas e ria com gargalhadas claras como água"
No dia em que Sophia, um dos maiores vultos da literatura contemporânea portuguesa faria 100 anos, foi inaugurada uma exposição em sua homenagem, com relevância para a sua obra infantojuvenil, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.
Concretizada com base num dos próximos títulos da coleção Grandes Vidas Portuguesas- “Quem era Sophia?”, com texto de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e ilustrações de Sara Feio, as três autoras desta obra homónima editada pela Imprensa Nacional da Moeda que inspirou a realização desta exposição.
Recorde-se que estas coleções nascem de uma parceria entre o Pato Lógico e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e é dedicada às vidas de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história.
Após a inauguração da exposição realizou-se uma visita a uma mostra de trabalhos que alunos de várias escolas do concelho realizaram sobre Sophia de Mello Breyner. Na inauguração estiveram presentes alunos de escolas do concelho - 2 turmas do 4.º ano – com trabalhos sobre Sophia de Mello Breyner e 7 alunos da Escola Ideia de Tires que têm expostos os seus trabalhos sobre a “Menina do Mar”.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães, autoras e Sara Feio, ilustradora conversaram com os alunos presentes. Com a sua curiosidade natural, não se fizeram rogados e colocaram questões pertinentes, respondendo às perguntas feitas com um à vontade, tão típico desta idade.
Organizada pela Câmara Municipal de Cascais, pela Editora Pato Lógico, e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda. A exposição está patente de 6 de novembro de 2019 a 21 de fevereiro de 2020.
(AQ)