CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Projetar o Futuro”: Projeto-piloto aposta em cursos profissionais | Experiência envolve áreas da Saúde, Turismo, Mecânica e Energias Renováveis

Foi ontem assinado em Cascais um Acordo de Cooperação para o desenvolvimento de um projeto-piloto de promoção do ensino profissional de jovens no concelho. Firmado entre a Câmara Municipal de Cascais e a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, o protocolo estabelece a criação de uma inovadora rede de oferta de ensino profissionalizante.

Conjugar numa só rede de oferta de ensino profissionalizante os interesses e aptidões dos jovens, a sua qualificação e empregabilidade, as necessidades de formação e qualificação das empresas do concelho e a rentabilização dos recursos humanos e físicos das entidades formadoras já existentes é a proposta do acordo agora celebrado.


No âmbito deste protocolo, os jovens do concelho terão à sua disposição cursos profissionais em setores que são relevantes ou representem potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente Hotelaria e Turismo, Saúde, Mecânica/Mecatrônica Automóvel, Energias Renováveis e Música.


Os cursos irão basear-se numa lógica de formação qualificada o mais aproximada possível da realidade laboral. Para tanto estão a ser criadas e alargadas parcerias que envolvem entidades formadoras com vocação para colocação dos jovens no mercado de trabalho, tais como o Hot Clube Portugal, o Instituto de Tecnologias Náuticas, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a ATEC – Academia de Formação Volkswagen, Siemens & Bosch, entre outras.


O projeto-piloto inclui ainda um programa de orientação vocacional e inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho, através da criação de equipas integradas – escolas, serviços autárquicos, centros de emprego e centros de qualificação e ensino profissional – que deverão prestar tutoria aos formandos. A experiência-piloto irá funcionar a partir do ano letivo 2013-2014, nos Agrupamentos de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo e Matilde Rosa Araújo e terá a duração de três anos, período após o qual serão avaliados os resultados do programa e equacionada a possibilidade de estendê-lo aos restantes estabelecimentos de ensino do concelho.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0