Está aqui
Programas de voluntariado mobilizam 2 mil jovens em Cascais | Apresentação decorreu dia 19 de junho, na Praça 5 de Outubro

Os cinco programas têm como objetivos ocupar os tempos livres dos mais novos durante as férias de verão, incentivando à cidadania ativa e ao voluntariado. Os jovens serão integrados em atividades de apoio à segurança nas praias, vigilância da floresta, e ainda em ações desenvolvidas pelas juntas de freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), hospitais/centros de saúde e associações/coletividades do concelho, ou ainda na linha de transportes ferroviários do concelho.
As inscrições nos diversos programas têm datas-limite diferentes e encontram-se a decorrer. Podem participar jovens entre os 15 e os 30 anos, de acordo com o programa:
Junta Jovem: Destina-se a jovens entre os 15 e 25 anos. Inscrições até 7 de setembro. Os voluntários irão colaborar com as juntas de freguesia e entidades parceiras, em diversas áreas de atuação, como ambiente, apoio social, património; Proteção Civil e animação sociocultural
Maré Viva: Voluntários entre os 15 e os 21 anos. Inscrições disponíveis até 22 de julho (consoante o turno/período em que o candidato quer participar). O trabalho passará pela colaboração com os serviços básicos ao nível da prevenção, vigilância e segurança nas praias do município.
Natura Observa: Voluntários com idades entre os 15 e os 30 anos. Inscrições abertas até 17 de agosto (consoante a quinzena em que o candidato quer participar). Os voluntários irão colaborar em ações de monitorização e gestão ambiental no Parque Natural de Sintra-Cascais.
Cultura Social: Voluntários entre os 15 e 25 anos. Inscrições até 7 de setembro (consoante o turno em que o candidato quer participar). Os voluntários serão enquadrados em associações, IPSS, estabelecimentos de ensino, hospitais/centros de saúde, reforçando as equipas durante o período de verão. Irão trabalhar em diversas áreas, nomeadamente apoio social, património; Proteção Civil, animação sociocultural e ambiente.
Verão na Linha: Novo programa. Voluntários entre os 18 e os 30 anos. Inscrições até 18 de agosto (consoante o turno em que o candidato quer participar). Os voluntários irão prestar apoio aos utentes dos Transportes Ferroviários do concelho, ao nível da segurança, divulgação de informação e esclarecimentos.
Mais informações aqui ou em www.geracao-c.com.