CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Programa de Capacitação impacta quase cinco mil jovens

Aumentar a participação cívica juvenil: o grande objetivo do programa.

Envolver, conectar e empoderar os jovens, encorajando-os a tornarem-se cidadãos ativos e parte da comunidade, estes são os objetivos do Programa de Capacitação Juvenil, da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Cascais, que têm como orientação base as diretivas da Comissão Europeia. No ano letivo 2021/2022, impactámos 4826 jovens, num total de 322 ações de diferentes temáticas, realizando 976 horas de capacitação, em escolas públicas e privadas do concelho.

O Programa de Capacitação Juvenil tem como principais objetivos:
• Fomentar a emancipação dos jovens através da aquisição de competências necessárias para uma participação e cidadania ativas e do acesso à informação sobre as oportunidades existentes;
• Capacitar os jovens para uma intervenção de qualidade na comunidade, promovendo a participação dos mesmos na vida democrática;
• Criar espaços de partilha de informação e de experiência dentro das escolas, num contexto mais descontraído, juvenil e eficaz.

Com a implementação deste programa pretende contribuir-se para a concretização da “Agenda 2030”, através do cumprimento de metas que permitam atingir vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tais como: Saúde de Qualidade | Educação de Qualidade | Igualdade de género | Reduzir as Desigualdades | Ação Climática | Proteger a vida marinha.

Os vários projetos integrados no Programa de Capacitação Juvenil têm como metodologia ferramentas de educação não-formal, com intervenção na área da Participação Cívica, pretendendo promover a aquisição e o desenvolvimento de competências e soft skills.

No total, durante este ano letivo, foram desenvolvidos 11 projetos (AEleva-te, AtiVoluntário, ReciClaro, Atua, A Carlota vai à escola, Despolitizar, Eu Voto!, Descobre +, Scholas de Cidadania, Não é ok!, Teatro nas escolas) em diversas escolas de Cascais.

Ressaltando dois dos projetos desenvolvidos e implementados pela equipa de Capacitação Juvenil, o AtiVoluntário contou com a participação de 230 alunos do ensino secundário de 12 turmas, do secundário, pertencentes a 5 escolas do concelho. Através da avaliação de impacto do projeto foi possível calcular que houve um aumento de identificação com a escola por parte dos alunos, na sua aceitação social e nas suas competências de comunicação e liderança. Este projeto tem o objetivo de ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens, através da sua capacitação e consciencialização para que consigam identificar as principais necessidades da comunidade e, consequentemente, criar soluções para os desafios que encontrem em Cascais, tanto dentro, como fora do meio escolar, através do voluntariado.

Ainda neste ano letivo de 2021/2022, foi implementado pelo terceiro ano consecutivo o projeto AEleva-te. Este projeto contou com a participação de 160 jovens de 10 Associações de Estudantes de escolas públicas e privadas. Através da avaliação de impacto do projeto foi possível verificar um aumento nas competências de cooperação, trabalho de equipa, comunicação, responsabilidade, liderança e empreendedorismo. Este projeto tem o objetivo de promover e desenvolver a aquisição de competências nos jovens alunos dirigentes associativos, consciencializando-os para a importância do seu papel enquanto representantes da comunidade escolar, ao mesmo tempo que são inspirados para a participação cívica e para o ativismo social.

CMC | SJ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0