Está aqui
Procissão Nossa Senhora dos Navegantes saiu à rua
Terra de reis e pescadores, Cascais eleva, todos os anos, os altares em procissão por terra e por mar em honra de Nossa Senhora dos Navegantes. Neste primeiro domingo de setembro, a tradição cumpriu-se, num dos momentos mais emotivos das Festas do Mar, com pescadores, varinas, familiares e amigos a agradecerem a Nossa Senhora dos Navegantes as graças concedidas e a pedirem ajuda divina por aqueles que na faina buscam o sustento de cada dia.
As sereias das embarcações engalanadas a preceito, cada uma com seus andores, marcaram presença em força, por mais um ano, numa manifestação religiosa que atraiu centenas de crentes.
A procissão que foi inscrita, em 2023, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, remonta a 1942, quando foram concluídas as obras da Igreja dos Navegantes, na vila de Cascais. Hoje, mantem-se, como um elemento identitário da comunidade piscatória cascalense.
O momento mais emotivo, concretiza-se na Guia, com um dos ritos mais simbólicos e marcantes, a oração de homenagem aos falecidos e invocação de preces profissionais e familiares, fazendo soar as buzinas dos barcos e lançamento de flores ao mar.