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Preparação do ano letivo 22/23

Ensino de excelência em Cascais

Preparar o ano letivo 2022/23. Foi este o objetivo da reunião que decorreu, no Centro de Formação de Professores, em Caparide, entre a Câmara Municipal de Cascais, FAP - Federação das Associações de Pais de Cascais e Agrupamentos Escolas de Cascais. Partilha de ideias, novas soluções e melhorar o sucesso escolar dos nossos alunos, são alguns dos temas em cima da mesa, num debate cuja abertura esteve a cargo de Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação na Câmara Municipal de Cascais.

E Cascais já percorreu um longo caminho com uma rede formativa inovadora, certificada e de Qualidade, o aumento e diversificação da Rede de Cursos Profissionais, em função de empregabilidade (SANQ) e em parceria com o sector socioeconómico, 100 por cento do Concelho com Selo de Qualidade (EQAVET), entre tantos outros projetos desenvolvidos.

O investimento para além das competências próprias da Câmara Municipal, nos anos entre 2018 e 2022 rondaram, no apoio a projetos e ações desenvolvidas com as / pelas Escolas -  7 143 489 euros e nas obras executadas em escolas 2º/3º Ciclo e secundário - 16 908 334 euros.

“Já percorremos um longo caminho na educação e Cascais, mas queremos ser cada vez melhores. Ter um ensino de excelência”, refere Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Educação da CMC. “E com a colaboração de todos – escolas, pais, alunos e técnicos, vamos alcançar o objetivo”.

Mas Cascais quer uma educação de excelência e para tal quer melhor o desempenho escolar dos alunos, melhores resultados nos exames do secundário, aumento de alunos a entrar no ensino superior e uma melhoria ranking até 2025.

Para o ano letivo de 2022|2023 estão a ser preparados, em conjunto com os 11 agrupamentos de escolas de Cascais, a Federação de associação de pais e a Câmara Municipal, vários projetos, dos quais se destacam, a titulo de exemplo, tutorias Teach for Portugal – um programa de Mentorias, dentro e fora do contexto sala de aula, um suporte extra a alunos que com avaliação externa 9 º ano, 11 º e 12 º anos; Lexplore – uma ferramenta com recurso a tecnologias de rastreamento ocular e inteligência artificial para avaliação da competência leitora 2 º, 3 º, 4 º, 5 º e 6 º anos de escolaridade; DreamShaper – uma ferramenta online de aprendizagem baseada em projetos que possa ser utilizada em modelo presencial, híbrido ou 100 % online e um projeto de Programação e Robótica.

A área do apoio à família também não foi esquecida, com a componente de apoio familiar que garanta o acolhimento dos alunos antes e após o horário escolar e nas pausas letivas implementado e consolidado no 1 º ciclo, que se estende pela 1 ª vez no país, ao 2 º ciclo. Os alunos inscritos beneficiam de um acompanhamento e enquadramento pedagógico (componente oficinal projetos tempo de estudo autónomo tempo Livre), por equipas com perfil adequado, em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas e entidades parceiras

As obras programadas que estão em curso são Escola Básica do Arneiro (2023/24), Requalificação Escolas 2º/3º Ciclo e Sec. Fases 2/3 (2022/23), Modernização Infraestrutura digital 2023, Renovação do mobiliário e equipamento (ME) (2023/24), Ampliação Escola Ibn Mucana, Fernando Lopes Graça e S. João Estoril (2024/25) e Escola Básica e Secundária Cascais em 2025.

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