CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Prémio de Boas Práticas de Participação 2021 para Tutores do Bairro

Programa Tutores do Bairro vence Prémio de Boas Práticas de Participação 2021

A história repete-se. Pela quinta vez Cascais volta a ser premiado no âmbito da Rede das Autarquias Participativas. O programa Tutores do Bairro, uma boa prática de cuidadores do território instituída em Cascais há 13 anos, acaba de ser distinguido com o Prémio de Boas Práticas de Participação (PBPP) 2021.

A entrega do prémio, no âmbito do 5.º Encontro de Orçamentos Participativos, revestiu-se de grande peso emocional, com a presença de um grupo alargado dos próprios tutores. “É deles este prémio, pelo que devem ser eles a receber”, referiu Carlos Carreiras. Responsável pelo projeto, Zilda Silva, apresentou o vasto trabalho feito por estes cuidadores do território.

Iniciativa de carácter anual desenvolvida pela Rede de Autarquias Participativas, o PBPP visa constituir um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal. Este ano, de forma inovadora, destaca o programa municipal através do qual Cascais permite a participação ativa dos munícipes no processo de melhoria da qualidade de vida do seu bairro, cuidando ativamente do território.

Carlos Carreiras e José Manuel Ribeiro distinguidos
Em final de ciclo de mandatos, Carlos Carreiras e José Manuel Ribeiro, respetivamente presidentes da Câmaras Municipais de Cascais e Valongo, receberam ainda uma distinção da Rede de Autarquias Participativas. “Quisemos prestar esta homenagem, não só por serem autarquias muito participativas, mas por, no caso de Cascais, Carlos Carreiras ter sido o primeiro presidente da RAP, e no caso de Valongo, José Manuel Ribeiro, ser o presidente atual. Reconhecemo-los agora, pois não sabemos quando nos voltaremos a encontrar”, disse Nelson Dias.

“A participação é muito mais do que democracia”, salientou José Manuel Ribeiro. “Democracia não é só votar. É uma dimensão extraordinária do ser humano. O que é notável nesta ideia é o facto de ser um sistema criado para gerar o conflito e nós, seres humanos, somos, por inerência, criadores de conflito. A questão é saber como gerir esse conflito”. E a participação tem ajudado muito nesse processo.
“Só avançamos com o projeto tutores do bairro quando soubemos que eramos capazes de dar resposta, porque se o cidadão tenta e não consegue não volta a tentar. Com o Op fpoi a mesma coisa. Muitas das propostas nem concordava com elas, mas o nosso compromisso foi executar o que a população aprovasse e assumimos esse compromisso. Temos uma percentagem bastante elevadas para fazer acontecer o processo. E se há atrasos eles são explicados às pessoas”.

Carlos Carreiras devolveu a homenagem ao dinamizador da RAP desde a primeira hora: “Pessoas como o Nelson Dias foram os arautos do novo processo. A primeira reunião da RAP foi em Cascais. Não sabíamos ao que íamos… mas fomos crescendo”.

Cinco cabdidaturas, cinco distinções
Para Cascais esta boa notícia confirma todo um histórico positivo de reconhecimento de boas práticas municipais. Em sete anos, a Câmara Municipal de Cascais candidatou-se cinco vezes ao PBPP sendo contemplada em todas as edições: 2015 - Menção honrosa com o projeto Orçamento Participativo de Cascais (https://op.cascais.pt/orcamento-participativo); 2017 Prática vencedora com o projeto Orçamento Participativo Jovem de Cascais (https://op.cascais.pt/orcamento-participativo/op-jovem201819); 2019 Menção honrosa com o projeto A Voz dos Jovens (Cascais) (https://www.cascais.pt/voz-dos-jovens); 2020 Menção honrosa com o projeto AEleva-te (https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/1299) e agora 2021 – Prémios Tutores do Bairro.

O que é o programa Tutores do Bairro? Saiba mais aqui 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0