CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Portugal desperdiça dois patrimónios: O Mar e a Língua", afirma Carlos Carreiras

“Nós não temos noção da superpotência que somos com estes dois patrimónios do Mar e da Língua".

“Portugal desperdiça dois patrimónios: O Mar e a Língua”, disse hoje o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a apresentação do programa cultural e artístico de Cascais para o último trimestre de 2018 e destaques para 2019.

“Nós não temos noção da superpotência que somos com estes dois patrimónios do Mar e da Língua. A partir de Cascais queremos provocar uma visão diferente destas riquezas que não estão a ser suficientemente aproveitadas", disse.

O autarca acrescentou que o Forte de Santo António da Barra será a sede onde se irão ancorar estes dois patrimónios, com a “Rota do Mar e da Língua Portuguesa”.

A cerimónia decorreu no dia 12 de Setembro, na Casa das História Paula Rego, na presença do presidente da Fundação D. Luís I que divulgou, pormenorizadamente, o programa de atividades, nomeadamente em áreas como a música, as artes plásticas, os acervos e a educação.

Salvato Teles de Menezes destacou, entre outras atividades, o novo Programa Internacional de Residências Literárias, que contará com cinco escritores internacionais; a estreia mundial da exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda, uma retrospetiva da carreira do fotógrafo do século XX; uma nova exposição de Paula Rego com foco nos anos 80; assim como a fotobiografia do compositor Fernando Lopes-Graça.

Na ocasião, Carlos Carreiras salientou que a Fundação D. Luís I tem sido um "braço armado" de uma estratégia que pretende atrair para o conselho uma comunidade criativa, com "armas que disparam conhecimentos e sensibilidade”, que acredita serem “os verdadeiros modelos transformadores das próprias sociedades".

“Temos neste momento fortíssima expectativas para anunciar algo a nível de um esforço que tem vindo a ser feito no levantamento da arqueologia marítima. Tivemos muito recentemente indicadores precisos de que estaremos à beira  de poder anunciar uma descoberta marcante”, revelou o autarca.

O Presidente do Município realçou o trabalho desenvolvido na recuperação e limpeza do Forte de Santo António da Barra, elogiando a extrema competência dos funcionários da Câmara Municipal de Cascais na tarefa.

A poucos dias da inauguração oficial do campus da NOVA SBE em Carcavelos, Carlos Carreiras não quis deixar de salientar o impacto estruturante desta universidade para o concelho, que irá também reforçar a oferta de equipamentos culturais em Cascais. M.D.A.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0