Está aqui
Plano de Ação Local para o Emprego em Cascais vai abranger mais de 2.400 pessoas | Investimento público é de 4.807 milhões de euros
O Plano agora apresentado inspira-se, e vem reforçar, os projetos que têm sido desenvolvidos em Cascais nos últimos anos, e que proporcionam a mais de 2 mil jovens um programa ocupacional, num contexto de pré-empregabilidade, com mais de 500 horas de formação. “Há uma componente transversal a estes programas: a formação contínua, essencial para o sucesso profissional e para a criação de competências, elevação da autoestima e qualificação dos jovens”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, durante a apresentação do Plano de Ação.
Outra das novidades é o Programa de Promoção Agrícola e Ambiental, que prevê a atribuição de 100 bolsas a desempregados, inscritos no Centro de Emprego, titulares de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego ou beneficiários do rendimento social de inserção, durante um período de 12 meses.
O Plano inclui ainda a atribuição de 300 bolsas de Estágio Profissional, por 9 meses não prorrogáveis, para jovens com idade até aos 30 anos ou com idade superior, desde que tenham obtido uma qualificação há menos de três anos, desempregados que integrem famílias monoparentais inscritos no Centro de Emprego, e ainda desempregados cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente desempregados inscritos no Centro de Emprego.
Resumindo, o Plano de Ação Local para o Emprego desenvolve-se com base em 3 linhas de atuação:
- Programas locais atuais: Jovens Ativos, Voluntariado Jovem, POJ, “A Dois”, Gabinetes de Orientação, Oficinas de Formação, Criação do próprio emprego
- Programa de promoção agrícola e ambiental
- Bolsas de Estágio Profissional
Será também reforçada a rede local de atendimento integrado a pessoas desempregadas, nomeadamente através das Lojas Geração C, Gabinetes Mais Perto e GIPs – Gabinete de Inserção Profissional. Esta rede será apoiada por uma Linha Verde, a ser lançada brevemente, e pelo Portal de Emprego de Cascais - www.empregocascais.com.
Presente na apresentação, o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Octávio Oliveira, realçou que “temos todo o interesse em estreitar relações com um município que apresenta um conjunto de respostas locais constituído de boas práticas de referência nacional.”
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, destacou que “o Estado Central tem, de facto, boas ideias e bons projetos, mas tem dificuldade em fazê-las chegar ao terreno. A meu ver, as autarquias têm um papel a desempenhar para que a subsidiariedade seja mais do que uma palavra. Este é um programa inovador e estamos muito satisfeitos por termos chegado aqui”.