CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“PINTAR ABRIL EM 2013” e “DANÇAR ABRIL” – com a participação do DJ Maskarilha | Amanhã, 25 de abril, em frente à Câmara Municipal

No ano em que se celebram 39 anos sobre o 25 de abril, a Câmara Municipal de Cascais convidou jovens artistas e escolas de dança e um grupo de figuras destacadas do concelho e a nível nacional, para assinalar a data com diversas iniciativas. As comemorações iniciaram-se no dia 20 de abril, no Teatro Mirita Casimiro, com a tertúlia “Como é que a Cultura Contornou a Censura em Portugal”. Na quinta-feira, 25 de abril, a partir das 15h00, na Praça 5 de Outubro vai haver pintura, dança e muitas surpresas.

Programa dia 25 de abril:
• “PINTAR ABRIL EM 2013” - Jovens artistas do Concelho pintam ao vivo murais inspirados nos grafite de rua pós-revolução e que traduzam os seus receios e aspirações em 2013.
• “DANÇAR ABRIL” – As escolas de dança do Concelho de Cascais, com o apoio da CMC, apresentam Dançar Abril – uma série de coreografias para comemorar o 25 de abril a dançar e em clima de festa. Participação do DJ Maskarilha e do artista Jackpot com apresentação de Bernardo Oliveira.
• FLASHMOB final organizado pela ARTE MOVE com coreografia de Paula Careto.


Dia 25 de abril, a partir das 15h00, na Praça 5 de Outubro, junto aos Paços do Concelho
Neste dia, a celebração envolverá os eventos “PINTAR ABRIL EM 2013”, “DANÇAR ABRIL” – com a participação do DJ Maskarilha e do artista Jackpot e apresentação de Bernardo Oliveira – e um FLASHMOB, em que os principais intervenientes são alunos das escolas Palco da Tua Arte, Escola de Dança Noemia Ferraz, International Dance Factory, Sociedade Musical de Cascais, Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos, Cascais Dance Academy, Sociedade Instrução e Recreio Janes e Malveira, ARTE MOVE, Grupo de Solidariedade Musical e Desportivo de Talaíde e EDAM –Escola de Dança Ana Mangericão.


 


20 de abril, Teatro Mirita Casimiro, Monte Estoril - Tertúlia “Como é que a Cultura Contornou a Censura em Portugal”
Abordagem direta a uma época conturbada e muito marcada pela censura, a tertúlia “Como é que a Cultura Contornou a Censura em Portugal” pretendeu trazer a terreiro testemunhos vivos de artistas, jornalistas e outras figuras de destaque. Pela sua atividade profissional, estes foram os cidadãos que mais viveram na pele a necessidade de contornar o efeito do “lápis azul”. A mediação esteve a cargo de Irene Pimentel e os interlocutores foram Fernando Dacosta, jornalista; Tozé Brito, músico e compositor; Adelino Gomes, jornalista; Carlos Avilez, fundador do Teatro Experimental de Cascais; Carlos Carranca, poeta e ensaísta; Francisco Fanhais, músico de intervenção; e Maria do Céu Guerra, atriz e encenadora.


Esta mesma realidade foi retratada em documentário produzido pela Câmara Municipal de Cascais, onde José Manuel Tengarrinha, presidente do Instituto de Cultura e Estudos Sociais; José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores; Arnaldo Trindade, fundador da Discográfica Orfeu; José Robert, maestro assistente de Fernando Lopes Graça; além de Carlos Avilez e Tozé-Brito, relatam histórias vividas na época. A estreia deste documentário aconteceu no âmbito desta tertúlia, sendo que o mesmo está disponível nos canais de comunicação da edilidade - Youtube e Portal CMC. A tertúlia contou também com apontamentos musicais, excertos de rábulas de teatro e declamação de textos alvo de censura na época.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0