A ideia de negócio “PI – Infinitamente Lingerie”, da autoria dos alunos do Agrupamento Escolas de Carcavelos, venceu o 7.º Concurso Escolas Empreendedoras - CEE. O projeto propõe a criação de lingerie com estampagem original. A final da competição decorreu dia 25 de maio, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego, e foi disputada por 130 alunos, correspondentes a 12 equipas finalistas de oito escolas do ensino básico, secundário e profissional do concelho de Cascais. O CEE é promovido pela Câmara Municipal de Cascais, através da agência DNA Cascais, e este ano contou com a parceria da Microsoft.
“Muitos achavam que a nossa ideia não ia para a frente, mas aqui provámos o contrário. Estamos muitos felizes por sermos as vencedoras e por irmos todas a Madrid”, revelam as quatro alunas.
O prémio recebido pelos alunos foi a viagem “Missão a um Centro de Inovação e Empreendedorismo”. Para além disso, cada jovem pertencente às equipas classificadas nos três primeiros lugares foi agraciado com uma oferta DNA Cascais & Microsoft. Foram ainda distinguidas, com o galardão “Escolas Empreendedoras” e um computador portátil, as escolas que apresentaram o maior número de projetos: Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, Agrupamento de Escolas de Carcavelos, Escola Secundária de Cascais, Escola Secundária Fernando Lopes Graça e Escola Profissional Val do Rio.
Considerando o interesse dos alunos no que toca ao empreendedorismo, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, afirmou: “Chegámos aos 7 mil jovens e sem os professores isso não teria sido possível. Eles são fundamentais e por isso devemos estar agradecidos”.
“Ser empreendedor é ter atitude, por isso, devem ser empreendedores em tudo na vida: na escola, em casa, e de futuro no trabalho”, foi a mensagem motivadora que o presidente deixou a uma plateia repleta de alunos.
O CEE é um concurso de ideias de negócio para alunos, que desafia os jovens a criar um projeto e o respetivo plano de negócios. Desta forma, os alunos colocam em prática os conhecimentos em empreendedorismo adquiridos no âmbito do programa “Escolas Empreendedoras”, que decorre anualmente nos estabelecimentos de ensino do concelho, visando fomentar o espírito empreendedor dos mais jovens.
No ano passado, a ideia de negócio “Smart Waiting”, da autoria dos alunos Arthur Salles, Catarina Farrajota, Maria Eduarda Borges e Maria Ana Fafe, da Escola Secundária de Cascais, foi a vencedora do CEE. O projeto propunha o desenvolvimento de uma aplicação móvel que permitisse a gestão de filas de espera e marcação de lugares.
Sobre as “Escolas Empreendedoras” | Esta é uma formação em empreendedorismo para professores e alunos. Tem como objetivo promover o espírito empreendedor entre os mais novos, através de uma abordagem “aprender fazendo” (learning by doing): após contactarem com os princípios básicos da criação de uma empresa, os alunos desenvolvem vários exercícios práticos, como levar um negócio para as ruas da Baixa de Cascais durante 24 horas (“Empreendedor por um dia”) ou a participação no CEE. Neste concurso, os participantes são desafiados a criar uma ideia de negócio e apresentá-la a um júri, que avalia o projeto com base em critérios como o grau de inovação, exequibilidade e impacto económico, social e ambiental na respetiva área de atividade. Lançado em 2006, o programa “Escolas Empreendedoras” já abrangeu mais de 7 mil alunos, professores e é desenvolvido em 14 escolas do concelho de Cascais.