CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Cascais

Participe na Procissão e Missa de Ação de Graças a 21 de julho

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram por Cascais na sexta-feira, 21 de julho, para anunciar a chegada do grande encontro de jovens com o Papa Francisco. Falta pouco mais de uma semana para o arranque da JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que anunciam a sua chegada, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani que, desde 1982, percorrem o mundo para anunciar a chegada do grande encontro de jovens com o Papa levando a mensagem da JMJ a todos, mesmo aqueles que se encontram privados de liberdade. Em Cascaus, a Cruz peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani ‘visitaram’ os Estabelecimentos Prisionais do Linhó e de Tires, seguindo até ao Hospital de Cascais e à Cercica do Livramento demonstrando que a fé não escolhe caras nem estatutos. Quer fossem reclusos, beneficiários de instituições de ação social, doentes ou, simplesmente, outros curiosos, este momento de partilha foi seguido e vivido com muita emoção: todos cantaram e oraram em conjunto, vivendo o espírito que anuncia a preparação do grande evento que será a Jornada Mundial da Juventude.

Missa de Ação de Graças

Com uma vasta moldura humana, a Missa de Ação de Graças, presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, encheu o Parque Palmela, em Cascais, ao final da tarde. A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude, que traz a Cascais cerca de 60.000 peregrinos, este foi um momento de partilha da mensagem da JMJ.

Procissão até à Vigararia de Oeiras

Um dia intenso, mas muito compensador. A peregrinação foi cumprida com o transporte dos símbolos da JMJ a bordo do Galeão "Estou para Ver" até Oeiras. Um momento emocionante para todos os que marcaram presença e vieram ajudar a anunciar a chegada da Jornada Mundial da Juventude que está cada vez mais presente. Após a Missa de Ação de Graças, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romania seguiram em procissão desde o Parque Palmela até à Marina de Cascais, com o apoio de centenas que ajudaram a espalhar a mensagem de compromisso, paz e harmonia que os jovens, em breve, vão chamar a si. Os símbolos seguiram, por mar, até Oeiras, onde foram acolhidos em festa.

Sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ | A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram entregues aos jovens portugueses a 22 de novembro de 2020 a anunciar a realização da JMJ em Lisboa. A peregrinação dos símbolos da JMJ, para anunciar o maior encontro de jovens do mundo em todo o país, arrancou em novembro de 2021, para passar pelas 21 Dioceses nacionais, sendo Lisboa, na qual Cascais se insere, a última das dioceses.

Saiba mais sobre a Jornada Mundial da Juventude aqui

Programa Peregrinação dos Símbolos em Cascais

00h00 | Adoração Hospital de Sant'Ana
09h30 | Estabelecimento Prisional do Linhó
10h30 | Estabelecimento Prisional de Tires
12h00 | Hospital de Cascais
13h00 | Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus das Monjas Concepcionistas
14h00 | CerciCa Livramento
15h15 | Oração Seminário Torre d' Aguilha
19h00 | Missa de Ação de Graças no Parque Palmela
20h15 | Procissão até à Marina de Cascais
21h30 | Saída de barco para a Vigararia de Oeiras

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0