Está aqui
Paróquia do Estoril recebe mural com grande simbolismo
Esta quinta-feira, Dia de Santo António, é um dia de grande significado para a Paróquia do Estoril. Para além de ser 13 de junho, Dia do Santo Padroeiro do Município, a Paróquia recebeu a quinta réplica do mural que foi criado pela comunidade cascalense para receber o Papa Francisco e a Jornada da Juventude, em agosto de 2023.
Depois de Cascais, Abóboda, S. Domingos de Rana e Tires, agora no espaço exterior da Igreja da Boa Nova pode ver-se esta réplica em azuleijo, do maior mural do mundo “A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”. Um mural com 3,5 km que juntou milhares de cascalenses e centenas de instituições em redor de um objetivo comum: A união de toda uma comunidade que incluí TODOS em comunhão para assinalar um momento histórico para todo o concelho e para o país.
"Este mural tem muito significado para a nossa Paróquia porque é uma memória não do passado, mas do futuro. Sempre que aqui passamos vamos lembra-nos dos compromissos que assumimos quando da vinda do Papa Francisco. O de levarmos à prática o seu legado e os seus ensinamentos", referiu o Padre Paulo Malícias que dirige os destinos do Centro Paroquial do Estoril.
Todas as nove paróquias do concelho vão receber a sua réplica da última parte do mural original, faltando inaugurar mais quatro.
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou a mensagem: " Este murais pretendem relembrar para o futuro aquilo que se passou na Jornada Mundial da Juventude. Esse foi um período onde conseguimos trabalhar todos e todas em conjunto, onde fomos solidários e mais amigos do próximo. É isto que queremos para Cascais: uma comunidade que se sinta representada e onde todos, todos , todos se sintam incluidos no dia-a-dia do nosso concelho".
Após o descerramento da placa, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, deixou a notícia de que Cascais vai receber os paramentos que o Papa Francisco usou durante a Jornada da Juventude de Lisboa. " Os paramentos do Santo Padre já estão em Cascais e vão ser expostos, brevemente, no Museu da Vila", adiantou o autarca, acrescentando que, as vestes litúrgicas do Santo Padre irão percorrer todas as paróquias e alguns equipamentos culturais por todo o concelho e ficarão, definitivamente, em Cascais.