Está aqui
Paróquia de Tires tem mural comemorativo da visita do Papa Francisco
A Paróquia da Tires inaugurou este domingo, 2 de junho, o quarto mural “A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”. O mural alusivo à visita do Papa Francisco a Cascais, encontra-se no espaço exterior da Igreja Paroquial Nª Sra. Da Graça.
O mural comemorativo, produzido pela fábrica de azulejo português Viuva Lamego, representa a parte final da maior obra de arte do mundo, pintada por mais de 3500 pessoas da comunidade de Cascais, estendendo-se por 3,5 km de comprimento. A última pincelada foi dada por Sua Santidade, o Papa Francisco, durante a sua visita a Cascais, a 3 de agosto de 2023, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Esta obra, que acompanhou o percurso do Santo Padre em Cascais, tornou-se na maior obra plástica do mundo. O Papa Francisco deu sua contribuição final ao mural com a cor verde, símbolo da esperança para um mural que é uma expressão do encontro de múltiplas realidades distintas, com o tema “Vida Entre Mundos”.
O dia 3 de agosto de 2023 ficou marcado na memória de todos como um dia histórico. Para além da visita do Papa Francisco, que colocou Cascais no centro das atenções, o mural de 3,5 km preparado para a ocasião bateu recordes, sendo agora reconhecido como o maior mural do mundo.
“Acredito numa comunidade que integre todas as gerações porque todas as gerações fazem parte do presente e juntas são capazes de construir um futuro melhor. Este mural simboliza precisamente essa comunidade coesa, solidária e unida num mesmo propósito. E é essa comunidade que queremos para Cascais”, referiu Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Este foi o quarto mural inaugurado, sendo que todas as nove paróquias de Cascais irão ter uma réplica que terá grande significado por perpetuar o momento histórico para o concelho que foi a Jornada Mundial da Juventude que culminou com o facto de ter sido a primeira vez que Cascais acolheu o Santo Padre, nos seus 660 anos de história.