Está aqui
Paróquia de Alcabideche inaugura Mural da visita do Papa a Cascais
A Paróquia de Alcabideche inaugurou este domingo, 21 de julho, o oitavo mural “A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”. A réplica em azulejo da obra original, que foi apresentada durante a visita do Papa Francisco a Cascais, encontra-se no espaço exterior da Igreja Matriz de Alcabideche, localizada no largo de São Vicente.
“O nosso objetivo foi envolver toda a comunidade na pintura do mural. Incluímos «todos, todos, todos», tal como referiu o Papa Francisco”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na presença do vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, do vereador José D'Almeida, dos representantes da Junta de Freguesia de Alcabideche e dos vários munícipes que estiveram presentes na inauguração.
O mural comemorativo, hoje inaugurado, representa a parte final da maior obra de arte do mundo, pintada por mais de 3500 pessoas da comunidade de Cascais, estendendo-se por 3,5 km de comprimento. Este mural em azulejo contou com a bênção do Padre Luís, da Paróquia de Alcabideche. “A nossa fé contagia e vai ao encontro do outro e de quem mais precisa. Foi isso que nos deixou a Jornada Mundial da Juventude e que este mural vem relembrar”, disse o pároco.
Por sua vez, os jovens do Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes destacaram a união de toda a comunidade na elaboração do mural e que, quando tal acontece, não existem impossíveis.
Recorde-se que a última pincelada do mural foi dada por Sua Santidade, o Papa Francisco, durante a sua visita a Cascais, a 3 de agosto de 2023, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Esta obra, que acompanhou o percurso do Santo Padre em Cascais, tornou-se na maior obra plástica do mundo, tendo o Papa Francisco dado a sua contribuição final ao mural com a cor verde, símbolo da esperança para um mural que é uma expressão do encontro de múltiplas realidades distintas, com o tema “Vida Entre Mundos”.
Estas réplicas da última parte do mural original vão estar presentes em todas as nove paróquias do concelho, de forma a perpetuar na história a visita do Papa Francisco a Cascais pela primeira vez.
CMC | DG | NH | LB